Os trigêmeos: Maria Clara, Raul e Sophia. Foto: Jaíne Monteiro - ACOM/UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3T40cA4

19/02/2024 18h17 ⋅ Atualizada em 20/02/2024 08h53

Caraguatatuba, Volta às aulas, Graduação, Medicina

Maria Clara, Raul e Sophia têm muitas coisas em comum. Para começar, são trigêmeos. E depois de dividirem toda a rotina da educação básica, juntos, agora eles também compartilham a experiência da vida universitária em uma mesma sala de aula. Os três são alunos da quarta turma do curso de medicina no campus Caraguá da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Recém chegados ao Litoral Norte, o trio, de 18 anos, morava com os pais em Taubaté. Com a aprovação no curso de Medicina, os irmãos mudaram para Caraguá e estão em fase de adaptação na nova cidade com o apoio e a companhia da mãe.

“É reconfortante porque a vida inteira fomos acostumados a estudar juntos, fazer tudo juntos. Então, saber que nessa nova etapa a gente também vai poder contar um com o outro também é muito legal. Como a gente veio com a nossa mãe, por enquanto, está tranquilo, porque ainda não cortamos totalmente esse laço, mas quando ela for embora, acredito que vai ser um pouco mais difícil, sim”, diz Sophia Martelli Chaves.

Apesar de muito unidos, Sophia garante que cada irmão tem uma personalidade e é respeitado no espaço dele. Para ela, as diferenças entre o trio é uma vantagem, já que podem contar um com o outro.

“Quando a gente precisa desabafar, compartilhar um segredo, o outro sempre está ali. Ou até mesmo nas tarefas de casa, a gente divide as funções. Eu cozinho, outro lava a louça. Ao mesmo tempo que existe essa união muito forte, a gente também não perde a nossa individualidade”, completa Sophia.

Embora tenham escolhido cursar medicina na UNITAU, os gostos dos trigêmeos são, sim, diferentes. Raul Martelli Chaves conta que é raro saírem juntos, mas dentro de casa os momentos de lazer são compartilhados.

“Cada um tem seu grupo de amigos, então, fazemos algumas coisas separados. Mas dentro de casa, nos reunimos para assistir a filmes e conversar”, conta. Sobre a nova rotina, em casa e nos estudos, Raul comemora a parceria com as irmãs.

“A nossa sorte é que estamos em três. Então vamos nos ajudando. Se eu estivesse sozinho, com certeza, seria um desafio muito maior”, afirma.

Maria Clara Martelli Chaves está com as expectativas lá em cima e feliz com a conquista dos irmãos que foram aprovados em um dos cursos mais concorridos da Universidade de Taubaté.

“Com a companhia dos meus irmãos eu consigo ter um desempenho bem melhor. Muda muito poder contar com eles. Vai ser um grande apoio. Além da convivência, estudar juntos ajuda bastante. É uma parceria do útero para a vida”.

Questionados sobre o caminho que devem seguir na profissão, os trigêmeos já fazem planos. Sophia pretende se especializar em ginecologia obstetrícia. Raul, neurologia. E Maria Clara, dermatologia.