Projeto aprovado no PROEXT-PG foi apresentado durante Seminário de Gestão da PRPPG. Foto: Leonardo Olivera-ACOM/UNITAU

Projeto da UNITAU aprovado em edital inédito une pesquisa e extensão para promover transformação social

Link curto: https://unitau.me/48bFWAL

09/02/2024 14h48 ⋅ Atualizada em 09/02/2024 15h11

Comunidade, ciência, PROEXT-PG, Extensão, Pesquisa

Um edital inédito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC)  contemplou a Universidade de Taubaté (UNITAU) com um orçamento de quase R$ 180 mil. A instituição submeteu o projeto ao Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) e, com o recurso, vai desenvolver atividades que integram ações de extensão à pesquisa para promover a transformação social.

Com o título “Divulgação Científica: a extensão da pós-graduação para uma ciência acessível como vetor de Desenvolvimento Regional”, o projeto coordenado pelo Prof. Dr. Thiago Vasquez Molina tem duração de três anos. A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, conta que o principal objetivo das ações realizadas por meio do edital é estruturar a política de divulgação científica da Universidade.

“A elaboração de uma política de divulgação para a UNITAU consolidará e fortalecerá um conjunto de ações que têm sido realizadas pela Universidade com o intuito de aproximar o conhecimento científico gerado por pesquisas com públicos diversos, para além da comunidade acadêmica.  Isso se dá por meio de uma articulação ainda mais intensa entre pesquisa e extensão, o que resulta em visibilidade e acesso à ciência”, afirma a Pró-reitora.

Ainda de acordo com a professora, uma política de divulgação científica construída coletivamente gera o reconhecimento e a institucionalização desse processo de diálogo entre a Universidade e as diversas instâncias da sociedade, bem como a capilarização das ações e dos canais de comunicação utilizados e criados para manter esse diálogo ativo e constante.

Extensão e pesquisa geram desenvolvimento social

Coordenador do projeto, Prof. Dr. Thiago Vasquez Molina explica que a iniciativa vai aproximar a pesquisa e a extensão, um passo fundamental para que as duas propostas aconteçam de maneira ainda mais efetiva e, assim, possam contribuir com a missão da Universidade, de gerar a transformação para o desenvolvimento social.

“É uma relação bilateral. As ações de extensão podem obter dados junto à comunidade e fornecer estatísticas para os pesquisadores que estão dentro da instituição. A partir desses dados, os cientistas podem propor soluções, benefícios concretos, como contrapartida para essa sociedade que está no entorno da Universidade. Assim, a extensão vai acontecer de uma forma mais clara, pautada em conhecimentos científicos”, explica o professor.

As ações previstas no cronograma do projeto aprovado pela Capes já tiveram início e seguem até 2026. Ao todo, 193 instituições federais, estaduais, municipais, comunitárias e privadas sem fins lucrativos foram contempladas pelo edital com valor total de quase R$ 64 milhões.