Preparativos para a volta às aulas na UNITAU são marcados por melhorias estruturais, eventos e treinamentos | Foto: Júlia Quintão/ACOM-UNITAU

Saiba tudo sobre os preparativos para a volta às aulas na UNITAU

Link curto: https://unitau.me/42J6316

09/02/2024 11h18 ⋅ Atualizada em 16/02/2024 10h38

Profoco, Professor, Biblioteca, Melhorias, Graduação, ALUNO, Abre Aulas UNITAU, Volta às aulas

 

Com a contagem regressiva para a volta às aulas ativado, a Universidade está a todo vapor, preparando tudo para receber você, universitário(a). As surpresas e as novidades estão reservadas não só para os calouros, que iniciarão essa nova fase por aqui, mas também para os veteranos, visto que vários investimentos foram feitos para o novo ano letivo e muitas outras mudanças, melhorias e eventos estão por vir.

Se você ainda não fez a sua rematrícula, então corra e faça a sua agora mesmo para continuar realizando o seu sonho da graduação na UNITAU e ainda poder aproveitar tudo que temos reservado para você neste ano!

Recepção nos Departamentos e Bloco Abre-Aulas

Ao longo da semana, entre 19 e 24 de fevereiro, todos os calouros e veteranos terão uma agenda cheia de eventos, palestras, atividades práticas, gincanas de integração, oficinas, tours guiados e muito mais. Cada Departamento fará a sua programação, então é certeza que você dará o “match” com as atividades que são a sua cara, além de fazer novas amizades e se inteirar para iniciar o ano com tudo! Os cronogramas serão divulgados em breve.

E se você pensa que o Carnaval acaba quando termina, está muito enganado(a)! Além da programação no seu Departamento, no dia 21 de fevereiro a gente espera por você, com muito brilho e energia para o Bloco Abre-Aulas UNITAU, a partir das 18h, no Departamento de Arquitetura. A programação ainda é surpresa, mas fique ligado(a) porque os detalhes serão divulgados em breve!

No sábado, 24 de fevereiro, desceremos a Serra rumo à Caraguatatuba para a 2ª edição dos Jogos Universitários de Caraguá, o JUCA Beach. Você pode torcer pelo seu curso, jogar, conhecer pessoas novas e ainda curtir uma praia. Os cursos de Odontologia, Arquitetura, Engenharia Civil , História e Letras, Comunicação e Negócios, Fisioterapia, Psicologia e Medicina (campus Caraguá) se dividirão em times masculinos e femininos para a disputa das modalidades vôlei de praia e futevôlei. Os jogos iniciam às 9h, na Praia do Centro, na Av. Dr. Arthur da Costa Filho, Centro, Caraguatatuba (ao lado do quiosque Guaruça).

Estrutura e Departamentos

Toda a estrutura de equipamentos, laboratórios, salas de aula e áreas de convivência está preparada para receber você, calouro(a) e veterano(a), a partir do dia 19 de fevereiro. Os departamentos devem receber, conforme o planejamento, novas carteiras, lousas e televisores. Outra novidade é a substituição do forro e do telhado do Campus Bom Conselho e a troca do telhado e das calhas do Laboratório de Anatomia. Salas de aula e setores administrativos da Universidade também receberam equipamentos de ar condicionado nesta etapa de melhorias estruturais.

Novidades

Como parte de mais uma fase do processo de inovação pedagógica proposto pela UNITAU, você, que é universitário(a) dos cursos de Comunicação Social iniciará o ano de casa nova. A partir deste semestre, as aulas serão no novo Departamento de Comunicação e Negócios, que tem recebido uma série de obras para deixar tudo com a sua cara. Mas se você faz parte do grupo da Estética e Cosmética, a partir deste semestre, o seu curso terá uma mudança administrativa e a sua secretaria de referência passará a ter a Secretaria Unificada do campus Bom Conselho - não mais a secretaria do curso de Medicina. As aulas, porém, acontecerão nos mesmos locais.

Posse de Diretores e treinamento para professores

Ao todo, sete diretores(as) tomaram posse para início dos trabalhos neste semestre letivo nos Departamentos e Institutos Básicos. O período de votação aconteceu em novembro do ano passado, com a participação de toda a comunidade acadêmica. Os nomes escolhidos para posse e para recondução foram:

  • Departamento de Comunicação Social: Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveira
  • Departamento de Biologia, Biomedicina e Estética: Profa. Ma. Marilia Hidalgo Uchôas
  • Departamento de Ciências Jurídicas: Prof. Me. Vagner Paskewicks
  • Departamento de Ciências Sociais e Letras: Prof. Dr. Silvio Luiz da Costa
  • Departamento de Engenharia Mecânica: Prof. Me. Marcelo Pinheiro Werneck
  • Departamento de Enfermagem e Nutrição: Profa. Ma. Maria Angela Petrini
  • Departamento de Informática: Prof. Me. Dawilmar Guimarães de Araújo
  • Departamento de Odontologia: Prof. Dr. Marcelo Gonçalves Cardoso
  • Departamento de Engenharia Civil: Prof. Me. Paulo Sergio dos Santos
  • Departamento de Pedagogia: Prof. Dr. César Augusto Eugênio
  • Instituto Básico de Biológicas: Profa. Dra. Eliane Stevanato
  • Instituto Básico de Humanidades: Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves
  • Instituto Básico de Exatas: Profa. Dra. Katia Celina da Silva Richetto

Além disso, em janeiro, todos os professores da Universidade vivenciaram um ciclo de treinamentos do Profoco, o Programa de Formação Continuada. Isso reforça o compromisso de todos com a qualidade do seu ensino e, claro, com o seu sucesso acadêmico e profissional.

Reforço para o time de professores

E as novidades não param por aí. Para investir na qualidade do seu ensino, é necessário investir em pessoas qualificadas que tornem a sala de aula um local de criatividade, inovação e troca de conhecimentos. Para isso, 62 novos professores foram contratados desde o segundo semestre do ano passado, garantindo a sua melhor experiência em sala de aula e laboratórios, bem como em vivências extensionistas e científicas dentro e fora da Universidade.

Bibliotecas

Sempre tem um cantinho na Universidade em que você pode estudar com tranquilidade. Um deles são as bibliotecas onde, além de revisar os conteúdos de sala de aula, consultar e emprestar obras atualizadas. Para saber como fazer o seu cadastro, garantir a sua carteirinha e, além do acervo físico, poder acessar os milhares de títulos disponíveis no catálogo do “Minha Biblioteca”, clique aqui.

Compromisso com o seu sonho. UNITAU na sua vida!
ACOM/UNITAU