Os especialistas certificados em Clínica Médica pela UNITAU. Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Mais de 40 especialistas recebem certificação pelo programa de Residência Médica da UNITAU

Link curto: https://unitau.me/42yXN3o

09/02/2024 09h55 ⋅ Atualizada em 09/02/2024 17h41

Residência Médica, Especialização, Medicina, Pós-graduação

 

Mais de 40 médicos especialistas foram certificados pela Universidade de Taubaté (UNITAU) durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 8 de fevereiro, no Auditório UNITAU. Os profissionais concluíram o programa de Residência Médica, em diversas especialidades, oferecido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Durante a sessão, os médicos pós-graduados receberam a certificação dos coordenadores de cada uma das áreas de especialização, entre elas Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Urologia.

Eder Roberto Antonello Capuzi, de 33 anos, concluiu a Residência Médica em Urologia. Natural de São José do Rio Preto (SP), o médico fez a graduação em Curitiba (PR) e a primeira pós-graduação em Ribeirão Preto (SP), antes de vir para Taubaté.

“Eu tenho conhecidos que falaram muito bem da Especialização em Urologia da Universidade de Taubaté. Eu fiz a prova e vim conhecer a estrutura oferecida pelo programa, os preceptores e achei que seria uma ótima escolha”, conta Eder.

Já com o certificado em mãos, o urologista relembrou a trajetória cheia de desafios, mas garante que todo o esforço e todo o período dedicado à Residência Médica valeram a pena.

“A gente conclui a Residência Médica às custas de muita dedicação. É uma pós-graduação muito puxada, difícil, mas estava dentro do que eu já esperava. Tenho certeza de que saio daqui bem formado”, afirma Eder.

Assim como Eder, muitos outros médicos vêm para Taubaté em busca de uma especialização de qualidade. É o caso de Jennifer dos Santos Oliveira, de 31 anos, natural de Itajubá (MG), e Natalia Vieira dos Santos, de 32 anos, que fez medicina em Catanduva (SP). Ambas se especializaram em Anestesiologia.

“Conheci o programa de Residência Médica da UNITAU por meio de uma amiga. Ouvi falar que o serviço aqui era muito bom, tinha bastante procedimento na nossa área, então vim para cá. Foi difícil chegar até aqui, mas aprendi bastante e tenho certeza de que saio daqui uma profissional bem qualificada para o trabalho. Me sinto segura para atuar em qualquer lugar”, afirma Jennifer.

Já Natália, conheceu o programa por meio de uma amiga dermatologista que contou que a Residência Médica oferecida pela Universidade de Taubaté oferecia um serviço de referência na região. 

“Foram três anos muito intensos. Esse serviço [anestesiologia] tem muito trabalho e muitos procedimentos. E o que a gente encontra aqui é o que a gente vai encontrar em 90% dos lugares onde vai trabalhar. Então, a Especialização nos deixa muito aptos para atuar em qualquer lugar. Estou muito satisfeita e muito feliz. É uma vitória depois de tanta abdicação pessoal, longe da família”, conta Natália, que agora deve trabalhar na região de Sorocaba.

Além da qualidade da formação, Leonardo Maffei Pereira, de 34 anos, que concluiu a Residência Médica em Ginecologia Obstetrícia pela UNITAU depois de fazer a graduação em Catanduva (SP), destaca a recepção que teve na Universidade de Taubaté.

“Eu conheci a UNITAU durante as competições nos jogos [universitários] e descobri que era uma Universidade conceituada. Foi o que me trouxe para a cidade, que também é muito acolhedora. Apesar disso, não foi fácil, fazer Residência Médica é puxado, mas tenho certeza que estou voltando para minha cidade pronto para o mercado”, afirma Leonardo.

Leonardo Maffei concluiu a Residência Médica em Ginecologia Obstetrícia. Foto: Leonardo Oliveira-ACOM/UNITAU
Leonardo Maffei concluiu a Residência Médica em Ginecologia Obstetrícia. Foto: Leonardo Oliveira-ACOM/UNITAU

A história de Jéssica Peirini, de 25 anos, é um pouco diferente dos demais. Moradora de Taubaté, ela é formada em Medicina pela UNITAU e logo que concluiu a graduação ingressou na Especialização em Clínica Médica.

“Achei muito bom entrar direto na Residência depois da faculdade, pois vou poder ter uma atuação ainda melhor na medicina. Foi bom fazer tudo aqui em casa. Já conheço a cidade, o hospital, os professores e isso faz a diferença. A nossa rotina é muito cansativa, então, o apoio da família e dos amigos é fundamental. Agora quero passar o ano trabalhando. Volto a estudar e quero focar na próxima Residência”, conta. 

No discurso durante a cerimônia de entrega dos certificados, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, reforçou a qualidade do programa de Residência Médica e o perfil de profissional formado pela Universidade de Taubaté.

“Vocês estão mais que prontos para a próxima etapa da vida. São médicos especialistas amplamente habilitados para o exercício dessa profissão que é essencial para a sociedade. Conduzam suas carreiras com responsabilidade, respeito, ética, paixão e pratiquem a empatia. Sejam profissionais melhores conciliando ciência, técnica e humanidade”. 

Confira as fotos do evento neste link.

Para saber mais sobre o programa de Residência Médica da UNITAU, acesse unitau.br/pos-graduacao.

ACOM/UNITAU