Bloco pré-carnaval atrai multidão às ruas de Pinda. Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba/Divulgação

Professores da UNITAU dão dicas de segurança e de alimentação para curtir o Carnaval

Link curto: https://unitau.me/3HQbUb3

07/02/2024 16h27 ⋅ Atualizada em 07/02/2024 16h37

Segurança, Observatório da Violência, Nutrição, Carnaval

 

Não importa se você é do bloco que curte pegar sol na praia, as festas de rua ou, ainda, os bailes de salão. O cuidado com a segurança e com a alimentação são fundamentais para aproveitar o Carnaval em segurança e evitar grandes problemas.

Muito tradicionais na região, os blocos de rua atraem multidões em diferentes cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. Para quem tem disposição para acompanhar os desfiles, vale a pena ficar atento às dicas de segurança do delegado e Prof. Esp. Daniel Estefano Santos, coordenador do projeto de Extensão “Observatório da Violência” da Universidade de Taubaté (UNITAU).

“Proteja aparelhos de telefonia móvel, carteiras e cartões bancários em bolsos fechados, pochetes ou similares. Procure ficar sempre próximo de conhecidos e deslocar-se acompanhado(a) a sanitários, bares e outros locais que se afastem do ponto de encontro de colegas e amigos”, alerta o professor.

Ainda segundo o especialista, ao consumir produtos de vendedores ambulantes, a dica é conferir os valores digitados em máquinas de crédito e débito e sempre pedir o comprovante.

“Não utilize adereços de valor. Não consuma bebidas e alimentos em geral de pessoas desconhecidas. E não estacione veículos em locais afastados e sem movimento”, complementa o coordenador do “Observatório da Violência”.

Cuidados com alimentação e hidratação

Outro ponto muito importante durante a folia de Carnaval é ficar atento à alimentação. As altas temperaturas do verão e o maior consumo de alimentos fora de casa podem oferecer riscos à saúde e merecem cuidado.

A Profa. Dra. Fabíola Nejar, que é nutricionista e docente da UNITAU, recomenda evitar o consumo de bebidas alcoólicas, mas, para aqueles que não abrem mão, dá algumas dicas valiosas.

“Beba água concomitante ao consumo de bebidas alcoólicas. Para cada medida de bebida fermentada, uma a duas medidas de água. E para cada medida de destilado, duas ou três medidas de água. Não beba de estômago vazio. Coma preferencialmente alimentos adequados do ponto de vista nutricional”, recomenda.

A principal orientação é ficar atento aos sinais de sede. A professora destaca que, durante a folia, é comum a gente “esquecer da gente”, por isso, a dica é beber água sempre, abusar das frutas, verduras e legumes e evitar alimentos ultraprocessados.

“Os alimentos frescos e minimamente processados são mais indicados. Evite enlatados e embutidos. Use frutas secas ou oleaginosas se for ficar muito tempo fora de casa e sem acesso à geladeira. Elas são sempre bem-vindas na lancheira. Não descarte um lanchinho feito em casa e até mesmo um suco congelado para beber geladinho”, sugere a nutricionista.

Agora se a opção for comprar a comida na praia ou na rua, a professora orienta fazer uma avaliação da higiene do local e do vendedor e escolher sempre alimentos frescos e com boa aparência, cheiro e sabor.

E em caso de exageros? Aí fica sempre aquela pergunta: vale fazer um detox pós-folia? “De uma maneira geral, não! Vale mesmo é voltar para a rotina e caprichar no planejamento de um cardápio fácil, prático e acessível financeiramente”, finaliza a nutricionista.

ACOM/ UNITAU