Prof. Dra. Sheila Cortelli ministra palestra sobre guia de saúde bucal em congresso. Foto: Divulgação-ACOM/UNITAU

Autora de guia de saúde bucal, professora da UNITAU é destaque em congresso de Odontologia

Link curto: https://unitau.me/3HLBzBT

06/02/2024 15h32 ⋅ Atualizada em 06/02/2024 16h49

Ciências da Saúde, Doutorado, Mestrado, Odontologia

O maior evento de odontologia do Brasil e um dos maiores do mundo em números, a 41ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), realizada no final de janeiro no Expo Center Norte, em São Paulo, teve entre os destaques da programação o lançamento do “Guia de cuidado diário em saúde bucal para profissionais da saúde”. Entre as autoras está a Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli, docente dos programas de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde da Universidade de Taubaté (UNITAU).

“Eu palestrei no estande de uma marca de produtos de higiene bucal como líder de opinião, pesquisadora e consultora científica. Ao todo foram seis apresentações. E  um dos temas abordados foi esse guia de saúde bucal”, conta a professora.

Outros três professores de outras instituições de ensino assinam como autores da publicação da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. O projeto já havia sido lançado para os profissionais acadêmicos-científicos em 2023 e, agora, foi apresentado aos dentistas da prática clínica durante o congresso. O guia está disponível neste link.

“O guia de saúde bucal é voltado para profissionais da área da saúde, não apenas dentistas, para que eles possam individualizar a rotina de higiene bucal e também incentivar os pacientes em outras práticas de um estilo mais saudável. Então, foi construído com base em revisões sistemáticas e meta-análises. Ele tem um bom embasamento científico, por ser suportado e construído por uma entidade de classe. Por isso ele fica no que nós chamamos de topo da pirâmide de evidências científicas”, destaca a professora.

Dentre as orientações apresentadas no guia está uma recomendação passo a passo de escovação; a quantidade de creme dental; a concentração de flúor; as orientações para a limpeza entre os dentes e o uso de fio dental e da escova interdental; dos enxaguantes; além da importância de os profissionais estimularem os pacientes a cessarem o tabagismo, a adotarem a prática de atividades físicas entre outras.

“A importância do guia é, sobretudo, ser um instrumento mais fácil e mais rápido de consulta, mas embasado por ciência, que vai, então, ao encontro do conceito de prática clínica baseada em evidência científica. Isso favorece protocolos de higiêne bucal mais atualizados às necessidades de cada um dos pacientes e contribui para redução de casos de gengivite e para a saúde global das pessoas.”

Além da professora Sheila Cavalca Cortelli, outros professores e alunos da Universidade de Taubaté participam do evento como congressistas. Para saber mais sobre os programas de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde da UNITAU, acesse unitau.br/pos-graduacao.

Pós-graduação na UNITAU

A Universidade de Taubaté está com inscrições abertas para mais de 20 cursos de pós-graduação presenciais e a distância, incluindo especializações, mestrados e doutorados nas áreas da saúde, da educação, da gestão, da administração e negócios, da engenharia, das ciências ambientais, entre outras.

Para os cursos stricto sensu, a Universidade oferece mais de 40 bolsas de estudo, financiadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ainda há bolsas previstas para parcerias, egressos e docentes que podem chegar a até 25% conforme as deliberações 139 (stricto sensu) e 140 (lato sensu) do Conselho de Administração (Consad) da Universidade.

Para mais informações sobre os cursos de pós-graduação acesse este link.

ACOM/ UNITAU