Praia Martim de Sá recebe ação de alunos de Medicina da UNITAU. Foto: Prefeitura de Caraguatatuba/Divulgação

Universitários de Medicina UNITAU promovem 'Saúde à Beira Mar' em Caraguá

Link curto: https://unitau.me/4bok9c8

02/02/2024 10h40 ⋅ Atualizada em 02/02/2024 12h18

Saúde, Caraguatatuba, Campus Caraguá, Medicina

 

Neste fim de semana, os universitários de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizarão em Caraguatatuba a primeira edição do “Saúde à Beira Mar”, uma ação de conscientização e prevenção ao câncer de pele nas praias da cidade. Com as altas temperaturas no decorrer do verão, a exposição solar excessiva torna-se o principal fator de risco para a enfermidade. Diante disso, os estudantes distribuirão filtros solares aos banhistas e a iniciativa conta ainda com orientações de saúde.  

Uma das organizadoras da atividade, a acadêmica do 2° semestre do curso de Medicina, Lorrana Aparecida Monteiro, destaca a motivação do projeto. “Decidimos realizar algo pensando no verão e na alta temporada, no diferencial do nosso campus, estando em uma cidade litorânea, e especialmente na necessidade da conscientização sobre a saúde no verão”. 

Em busca da filiação à Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA), a iniciativa “Saúde à Beira Mar” é organizada pelos estudantes do campus do Litoral Norte. A atividade visa conscientizar e alertar a população sobre os principais cuidados com a pele, como o uso correto de protetor solar e a hidratação constante em dias mais quentes. 

Conforme informações do Ministério da Saúde, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, comum em pessoas com mais de 40 anos. Ele é causado principalmente pela exposição excessiva ao sol. A doença ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificada de duas formas: câncer de pele melanoma e o câncer de pele não melanoma. 

A docente da disciplina de Dermatologia do curso de Medicina da UNITAU, Profa. Dra. Flavia Regina Ferreira, detalha quais cuidados devem ser adotados durante a exposição solar. “É importante reforçar a fotoproteção, que não se restringe somente ao uso correto do filtro solar. Mas, abrange um conjunto de medidas como evitar o horário de maior insolação entre 10h e 16h; caprichar nos acessórios como: bonés, chapéus, camisetas, saídas de praia e óculos. [Também é importante] procurar ficar à sombra; manter uma alimentação leve, saudável e redobrar a hidratação”. 

Programação

No sábado (3) os universitários realizarão a ação na praia Martin de Sá, localizada próxima à região central de Caraguatatuba. E no domingo (4) será na praia do Indaiá, próximo a Arena Verão Esportiva da cidade. As abordagens ocorrerão das 9h às 15h. 

Colaboração: Isabella Bilard 

ACOM/UNITAU