Foto: Leonardo-Oliveira - ACOM/UNITAU

Programação do Profoco 2024.1 apresenta  o tema '50 anos de excelência: a jornada de ouro para boas práticas docentes'

Link curto: https://unitau.me/49iAqgV

25/01/2024 10h02 ⋅ Atualizada em 25/01/2024 10h06

Formação, Profoco, Professor

A instituição que promove um ensino de qualidade e alinhado com as realidades do mercado de trabalho é apontada como ideal por 97,7% dos alunos de Ensino Superior. Isso é o que revela a pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) publicada em dezembro de 2023. Mais do que isso, o estudo revela o que esperam da Universidade e o que pensam como prioridade ao escolher uma Instituição de Ensino Superior para realizar o sonho do diploma.

Entre 29 e 31 de janeiro, você, professor e professora, é o nosso convidado(a) a refletir, debater e agir por essa missão durante a primeira edição do Programa de Formação Continuada (Profoco) em 2024. As atividades presenciais chamam o corpo docente para reunir ideias sobre a inovação em sala de aula e sobre a educação de qualidade articulada às práticas de extensão e de pesquisa para formar profissionais aptos a gerar transformação para o desenvolvimento social.

Nesse ano, no qual a UNITAU completa cinco décadas de fundação, a comissão organizadora do Profoco apresenta o tema “50 anos de excelência: a jornada de ouro para boas práticas docentes”, cuja programação apresenta caminhos para o aperfeiçoamento com o objetivo de atender as demandas atuais.

Por exemplo, segundo a pesquisa do Semesp, para 36,7% dos alunos entrevistados, o curso ideal deveria ser ministrado por professores da área do curso e por profissionais em ambientes de trabalho. Daí a importância dos nossos bacharéis médicos, médicos veterinários, advogados, administradores e tantos outros que atuam no mercado e também lecionam na UNITAU, compartilhando suas experiências profissionais com os discentes. Pensando em vocês, preparamos uma atividade que vai abordar a docência com professores que não tiveram formação pedagógica. Como lidar com as questões pedagógicas e enfrentar os desafios em sala de aula? Essas são perguntas que queremos te ajudar a responder!

Ainda de acordo com o estudo feito pelo Semesp, 94,4% dos estudantes desejam que a instituição de ensino os eduque para o desenvolvimento sustentável. Para o aprofundamento nesse tema, a palestra de abertura (dia 29, às 19h30) discute “Os desafios da emergência climática na atuação dos professores no ensino superior”, além da oficina “Plano de Ensino e aderências aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (dia 31, às 15h30).

Aliás, você já usa a inteligência artificial na sua jornada como professor? Para aprender sobre esse assunto, participe do webinar sobre o uso da IA e o planejamento reverso ministrado pela Profa. Dra. Cleide Muños, colaboradora da Universidade de Massachusetts. Você também pode conhecer mais sobre todas as possibilidades da plataforma Eva e como usar as metodologias ativas em uma das oficinas.

E, claro, a extensão não poderia ficar de fora do nosso ciclo de aprendizados. Encerrando a programação (dia 31, às 19h), a palestra “A extensão como crescimento do aprendizado por meio do relacionamento com a comunidade” destaca a importância de sair dos livros, dos muros da Universidade e colocar em prática todo conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

Ficou animado para fazer parte dessa jornada de ouro? Então confira a programação completa do Profoco e faça a sua inscrição neste link.

Compromisso com ensino de qualidade. UNITAU na sua vida!