Professores em treinamento na 2ª edição do Profoco de 2023. Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Primeira edição do Profoco de 2024 destaca a importância das boas práticas docentes para a excelência no ensino

Link curto: https://unitau.me/48KneBy

24/01/2024 16h47 ⋅ Atualizada em 24/01/2024 17h06

Profoco, Professor, Pro-reitoria de Graduação

O que os alunos esperam de uma instituição de ensino superior (IES) e dos professores? De acordo com pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) publicada em dezembro de 2023, para a maioria dos estudantes (97,7%), a instituição de ensino ideal alinha as necessidades do mercado com um ensino de qualidade.

Atenta a essa e a outras demandas dos discentes, a Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, de 29 a 31 de janeiro, a primeira edição de 2024 do Programa de Formação Continuada (Profoco) para professores da Universidade e do Colégio UNITAU, a Escola de Aplicação Doutor Alfredo José Balbi.

Integrada às ações de comemoração dos 50 anos de fundação da Universidade de Taubaté, que serão celebrados em dezembro, a comissão organizadora do Profoco propõe, para essa edição, o tema: “50 anos de excelência: a jornada de ouro para boas práticas docentes”.

“O Profoco tem objetivo de promover o aperfeiçoamento e proporcionar momentos de interação entre o corpo docente. Eles se reúnem, trocam experiências, conversam, e isso tudo ajuda a reforçar a importância dos professores na Universidade para o cumprimento da nossa missão, que é oferecer um ensino de qualidade e, assim, contribuir para a transformação da sociedade”, afirma a Pró-reitora de Graduação da UNITAU, Profa. Dra. Máyra Cecília Dellú.

Presidente da comissão organizadora do Profoco, a Profa. Dra. Fabrina Moreira Silva explica que os assuntos abordados ao longo da programação foram pensados para contribuir com o professor na excelência da docência. Segundo a pesquisa do Semesp, para 36,7% dos alunos entrevistados, o curso ideal deveria ser ministrado por professores da área do curso e por profissionais em ambientes de trabalho. O dado reforça a importância dos médicos, médicos veterinários, advogados, administradores e tantos outros bacharéis que atuam no mercado e também lecionam na UNITAU, compartilhando suas experiências profissionais com os discentes.

“Em uma das atividades, vamos abordar a docência com esses professores, falar sobre como lidar com as questões pedagógicas, quais os desafios enfrentados em sala de aula; vamos ter um webinar sobre o uso da inteligência artificial e o planejamento reverso, com uma professora colaboradora da Universidade de Massachusetts; como usar as metodologias ativas; teremos uma oficina sobre avaliação na educação básica e no ensino superior, entre outras atividades”, afirma a presidente da comissão do Profoco.

A importância da sustentabilidade e da extensão

Outro desafio atual para os professores universitários é alinhar o ensino com as práticas de sustentabilidade. De acordo com o estudo feito pelo Semesp, 94,4% dos estudantes desejam que a instituição de ensino os eduque para o desenvolvimento sustentável.

Além da palestra de abertura (dia 29, às 19h30) com o tema “Os desafios da emergência climática na atuação dos professores no ensino superior”, ministrada por Rachel Trajber, responsável pelo projeto “Cemaden Educação”, no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/MCTI, o Profoco também traz o importante tema em na oficina Plano de Ensino e aderências aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (dia 31, às 15h30).

Encerrando a programação (dia 31, às 19h), a palestra “A extensão como crescimento do aprendizado por meio do relacionamento com a comunidade” destaca a importância de sair dos livros, dos muros da Universidade e colocar em prática todo conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

“São muitos os benefícios, não só para os alunos, mas também para os professores. É certamente uma maneira de nós, professores, nos renovarmos como profissionais e também aprendermos com a comunidade e os alunos. Essa troca de experiências é enriquecedora para todos os lados, pois ‘sair da caixinha’ nos mantém em movimento”, afirma uma das palestrantes, Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva, que divide a atividade com a Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala e o Prof. Dr. Renato José Soares.

Confira a programação completa do Profoco e faça a inscrição neste link.