Pilates está na programação de cursos livres. Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Professores da UNITAU ministram cursos de férias abertos ao público

Link curto: https://unitau.me/3S9V0u6

09/01/2024 17h57 ⋅ Atualizada em 10/01/2024 09h30

Pro-reitoria de Extensão, cursos de férias, Curso de extensão, Extensão

Se você tem interesse pela área de saúde e bem-estar, de arte e cultura, de comunicação ou de tecnologia e produção, a Universidade de Taubaté (UNITAU) preparou uma agenda com diversos cursos para os meses de férias.

As atividades, ministradas por professores universitários com ampla experiência nos assuntos abordados, são abertas à comunidade e oferecidas mediante o pagamento de taxa única no valor de R$ 40 por curso.

Na área de saúde e bem-estar, Cozinha Funcional Biodiversa” tem foco na promoção da biodiversidade brasileira, principalmente o bioma Mata Atlântica. Criada em 2021, a atividade é prática e, durante a aula, os participantes produzem receitas com plantas sazonais e pouco convencionais e podem provar os pratos enquanto conversam sobre os alimentos.

Já em “Introdução à fitoterapia: como fazer o uso seguro das plantas medicinais”, o Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan ensina os participantes a reconhecerem as plantas medicinais, além de apresentar o modo correto de preparo para consumo caseiro.

“Os erros mais comuns no uso das plantas medicinais estão relacionados à confusão quando se usa o nome popular de uma planta. Isso porque há muitas plantas com um mesmo nome popular, ou plantas com vários nomes populares”, afirma o professor que ministra o curso em Taubaté e Caraguatatuba.

Para quem busca conhecimento na área de comunicação, as opções são os cursos deIntrodução à fotografia digital” (oferecido também em Taubaté e Caraguá), e  “Técnicas de Brainstorming: como gerar soluções inovadoras”.

Ainda tem “Leitura de cinema”, inspirado no filme “Morte em Veneza”, para os amantes de arte e cultura.
“Eu vou trabalhar com montagem, com plongée e contra-plongée (enquadramentos de câmera), com a sintaxe do cinema”, explica o Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa, responsável pela atividade.

Na área de tecnologia e produção, a dica fica por conta dos cursos “Leitura e Interpretação da NR-13 - Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento” e “Processamento e Caracterização de Materiais Compósitos Convencionais e Avançados”. Saiba mais em unitau.br/cursosdeferias.

Cursos livres e de aperfeiçoamento

Além dos cursos de férias, também estão abertas as inscrições para diversos cursos livres e de aperfeiçoamento da UNITAU. Dentre os livres estão “Método Pilates: Exercícios em solo e bola e sua aplicabilidade terapêutica”; “Diagnóstico fisioterapêutico no paciente hospitalizado”; “Marcha na Reabilitação Neurofuncional”; “Estética em Odontopediatria”; e “Comer Intuitivo - O Superpoder de Dizer Não às Dietas”. Os valores variam de acordo com o curso.

Profissionais que estão em busca de aperfeiçoamento ainda podem se especializar em Dermatologia”, “Cirurgia do Quadril”, “Ambulatorial em nutrição e saúde coletiva”, “Nutrição Clínica Hospitalar” e “Cirurgia do Pé e Tornozelo”. Para conferir as informações completas de cada um deles basta acessar unitau.br/extensao.