(Foto: Ana Patrícia Marinho/ACOM UNITAU)

Educação a distância: flexibilidade para conciliar atividades cotidianas e profissionais

Link curto: https://unitau.me/493ydpx

08/01/2024 15h17

Ensino Superior, Graduação, EAD

A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que permite aos alunos estudarem de forma flexível e remota, sem a necessidade de frequentar aulas presenciais. Essa característica é uma das principais vantagens da EAD, pois possibilita que os universitários conciliem as atividades cotidianas, como trabalho, família e cuidados domésticos, com a formação.

De acordo com a coordenadora da UNITAU (Universidade de Taubaté)  EAD, Profa. Dra. Cristiane Casimiro, o ensino a distância oferece diversas possibilidades para que os estudantes possam unir os estudos com as demais atividades do dia a dia. "Enquanto você cuida de tarefas cotidianas, entre um intervalo e outro de uma atividade e outra, é possível que você acesse a plataforma, os materiais de estudo e também consiga tirar dúvidas sobre as aulas", explica.

A flexibilidade da EAD é um dos fatores que impulsionam o crescimento dessa modalidade de ensino no Brasil. Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que o número de matrículas na educação a distância, em dez anos, teve um salto de 289%. Em 2012, eram 1.113.850 brasileiros matriculados na EAD, enquanto em 2022, o dado chegou a 4.330.934.

Além da versatilidade de horário, a EAD também oferece mensalidades mais viáveis ao orçamento familiar. "São possibilidades de conciliar os tempos, sem contar os finais de semana, feriados, que o aluno pode deixar essas atividades que precisam ser postadas, essas atividades avaliativas que são entregues, ele pode deixar para fazer nesses momentos. A educação a distância também tem mensalidades mais baixas se comparadas ao valor de uma graduação presencial. Na UNITAU, o diploma da EAD é igual ao da presencial, não há diferenciação", afirma a professora.

Democratização do ensino

A EAD é uma das formas de democratização do acesso ao ensino superior, fazendo com que diversos brasileiros e brasileiras consigam conquistar o sonho do diploma universitário. A Universidade de Taubaté conta com mais de 30 polos de educação a distância espalhados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A UNITAU está com matrículas abertas para os cursos de graduação a distância. Aqueles que se matricularem até o dia 28 de janeiro garantirão desconto de 40% nas mensalidades do curso escolhido. Saiba mais aqui.