Perguntas e respostas sobre a Rematrícula 2024.1 UNITAU | Foto: Isabela Bilard/ACOM-UNITAU

Perguntas e respostas sobre a Rematrícula 2024.1

Link curto: https://unitau.me/3TQ1xLw

08/01/2024 10h46 ⋅ Atualizada em 12/01/2024 16h25

Rematrícula, Acordo Online, Oportunidade, PAM, Simube, Bolsa de estudo, ALUNO, Graduação presencial

Curtir o verão e aproveitar as férias para relaxar é sempre uma boa pedida. Mas garantir a sua rematrícula o quanto antes é ainda melhor, assim sobra mais tempo para você recarregar as energias e voltar com tudo em 19 de fevereiro. Separamos algumas perguntas e respostas que podem ajudar você a fazer a sua rematrícula com praticidade. Bora lá?

Não sabe por onde começar? Relaxa! Comece por aqui

Fazer a sua rematrícula quando e onde você estiver facilita demais a sua vida, né? E com alguns cliques, você já faz a sua. Se liga no tutorial:

1. Acesse o Mentor Web com o seu RA e senha
2. Agora, selecione o ícone “Rematrícula – Graduação” e depois em “Iniciar processo”
3. Importante! Confira os seus dados e, se for necessário, atualize seu cadastro e clique em "Gravar"
4.
Leia os termos e clique em “Concordar e continuar”
5. Confira se todas as suas disciplinas estão selecionadas e clique em "Próximo"
6. Clique no campo "Plano de pagamento" e selecione "Rematrícula 2024/1"
7. Selecione o botão "Gerar parcelas" e depois o botão "Próximo"
8. Pronto! Seu processo está concluído. Na última tela, você poderá visualizar dois documentos importantes, o seu contrato e o seu requerimento de matrícula. Para fazer o download desses arquivos, é só clicar em cada um deles.

Mas atenção, a rematrícula só não estará disponível em três casos:

• Se você tiver pendências financeiras
  • Se você estiver com pendência de documentos no Mentor Web
  • Se, por alguma razão, você tiver bloqueios por situação acadêmica, como uma quantidade específica de dependências (chamada como “DP”), por exemplo. Nesse caso, você precisa procurar pela secretaria do seu curso.

Tem pendências financeiras? Resolva com alguns cliques!

Antes de fazer a sua rematrícula, é preciso resolver a sua pendência financeira. Você pode fazer isso de maneira muito simples e de onde estiver. Para fazer seu acordo online, siga o passo a passo:

1. Depois de fazer seu login no Mentor Web, selecione a opção "acordo online" (ao lado direito da tela). Você também encontra a opção, abrindo o menu localizado ao lado esquerdo da tela, clicando em “operação” e depois em "renegociação (acordo online)".
2. Escolha qual contrato você gostaria de negociar ou renegociar e dê continuidade no processo.

Lembre-se de pagar o boleto do acordo dentro do prazo e, assim, poder liberar a sua rematrícula.

Tem pendência de documentos? Sem crise!

Resolver essa pendência também é simples. No Mentor Web, selecione “Entrega de Documentos” no menu para verificar quais documentos estão em falta. Anexe-os em formato PDF e pronto, resolvido! Clique e confira o tutorial em vídeo.

Rematrícula com desconto? Então esse é o lugar certo e a hora certa!

Fazendo a sua rematrícula até 31 de janeiro, você tem a chance de garantir R$500,00 de desconto. No caso de Medicina, se aprovado, o benefício é aplicado na parcela da rematrícula. Para os demais cursos, o desconto é aplicado de forma escalonada entre as parcelas ao longo do semestre. Para isso, você precisa:

• Estar adimplente, ou seja, não ter pendências financeiras com a Universidade;
  • Não usufruir de outros tipos de bolsa de estudo ou financiamentos (PAM, FIES, Simube);
  • Ter registrado aproveitamento superior a 75% no semestre anterior.

Para solicitar a sua é muito simples! Depois de fazer a sua rematrícula, ainda no Mentor Web, clique na aba “Requerimentos” e selecione a “Bolsa Apoio Graduação”. Seu pedido será analisado em até 10 dias úteis e você pode acompanhar o status pela aba “trâmite”.

Lembrando que a Bolsa Apoio Graduação não é acumulativa com a Bolsa Pontualidade, aquela que você tem direito automaticamente quando paga a sua parcela até o dia 10.

Mais oportunidades pra continuar realizando o seu sonho? Tá na mão!

Investir em você é uma das decisões mais importantes que se pode tomar e a gente sabe disso. Para tornar o seu caminho rumo ao diploma mais fácil, o PAM, o Programa de Adiamento de Mensalidades, é a ajuda que você precisa. O programa permite que você adie até 40% do valor das parcelas mensais para pagamento após a conclusão do curso. Se quiser saber mais detalhes, clique aqui. O prazo para se inscrever nessa modalidade é até 21 de janeiro, ok?

Você sabia que somos a única instituição conveniada com o Sistema Municipal de Bolsas de Estudos, o Simube? Pois é! Só aqui você, que é taubateano(a) ou mora em Taubaté há pelo menos cinco anos, pode usufruir das modalidades de bolsa de estudo ou financiamento oferecidos pelo sistema. Ficou interessado(a)? Então clique aqui para saber mais. O prazo para fazer a sua inscrição é até 2 de fevereiro. Ah, e se liga na documentação, beleza?

Além dessas oportunidades, aqui você ainda pode aproveitar outros benefícios, como a Bolsa Aprimoramento, a Bolsa Mérito, a Bolsa Apoio à Cultura, a Bolsa Atleta e outras. Clique aqui para saber mais.
Mas atenção! Em todos esses casos acima você precisa ter feito a sua rematrícula. Então não deixe essa chance passar, hein! Garanta a sua até 31 de janeiro para viver momentos incríveis como universitário(a) em 2024!

Compromisso com o seu sonho. UNITAU na sua vida!