Pesquisa aponta pós-graduação como alternativa para conquistar melhores salários, ampliar os conhecimentos e fazer transição de carreira  

Link curto: https://unitau.me/48pBG1o

05/01/2024 17h08 ⋅ Atualizada em 08/01/2024 09h50

CAPES, Bolsas, Doutorado, Mestrado, Especialização, Pós-graduação

 

Ampliar o leque de oportunidades profissionais, aumentar os conhecimentos e fazer uma transição de carreira. Segundo pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), divulgada em dezembro de 2023, esses são os principais motivadores para o ingresso em um curso de especialização (pós-graduação lato sensu). 

O estudo do Instituto Semesp, que tem como fonte a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) Contínua do IBGE, revela que, com foco nos objetivos anteriormente citados, cerca de 60% dos entrevistados que ainda não fizeram um curso de especialização ou MBA têm interesse em ingressar nos próximos anos. Desses, 72,2% gostariam de fazê-lo já neste ano de 2024.

Um dos dados mais relevantes divulgados pelo Semesp para quem deseja investir em uma pós-graduação é que a remuneração média dos alunos de cursos de especialização em relação aos alunos de graduação é 113% maior, chegando a R$5.243. Já quem investe em doutorado (pós-graduação stricto sensu) recebe, em média, remuneração 66,9% superior aos estudantes da especialização. 

É justamente a busca por melhores salários e pelo reconhecimento profissional que tem levado um número cada vez maior de profissionais, das diversas áreas, a apostarem na educação continuada. Em 2023, o número total de alunos que frequentaram cursos de especialização de nível superior no Brasil ultrapassou 1,4 milhão, quantidade 1,3% maior do que no ano anterior (2022). A quantidade de matriculados em cursos de doutorado também cresceu no ano passado, um aumento de 2,5%, chegando a 154 mil matrículas. Só a região Sudeste concentrou 656 mil alunos matriculados em cursos de especialização em 2023, 46% do total. Entre 2016 e 2023, o crescimento de matrículas nessa região chegou a 154%. 

“Os cursos lato sensu permitem uma especialização aprofundada na área de formação, bem como atualiza a formação profissional, em um mundo de trabalho em constante transformação. O nosso portfólio de cursos lato sensu está em constante atualização, em consonância com as demandas profissionais contemporâneas. Dentre os novos cursos, destacam-se Engenharia da Sustentabilidade na Construção Civil e Simulação Realística em Urgências e Emergências Médicas”, afirma a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.

Para os respondentes, os fatores mais relevantes para a escolha da instituição de ensino são: qualidade (76,9%), preço (58,1%) e corpo docente (56,6%). Também foram citados espontaneamente a importância do reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) e a versatilidade da instituição para a tomada de decisão.

“A UNITAU possui reconhecida tradição em sua atuação na pós-graduação.  Os cursos lato sensu têm como característica o acompanhamento e a presença dos professores em todas as etapas de formação dos cursos. Além dos cursos presenciais, a Universidade de Taubaté oferece um portfólio de cursos que ocorrem online (EaD), mas sempre com a presença do professor ao vivo, interagindo com os alunos durante as aulas e demais atividades de formação”, afirma a Pró-reitora. 

Os cursos EaD, assim como na graduação, são uma alternativa considerada especialmente por aqueles que desenvolvem atividades remuneradas e buscam uma forma mais flexível de se dedicar aos estudos. Segundo o Instituto Semesp, em 2023, mais de 1,2 milhão dos alunos que frequentavam um curso de especialização trabalhavam, o que representa 88,2% do total. 

Apesar de a maioria trabalhar no setor privado (46,5%), entre os anos 2016 e 2023, houve um aumento da participação de alunos que frequentam cursos de especialização que trabalham por conta própria (passou de 11,8% para 15,6%). Além disso, 43,3% deles trabalham em empresas que exercem atividades de educação, saúde humana e serviços sociais; 61,5% são profissionais das ciências e intelectuais. 

Por fim, vale destacar que a maioria dos entrevistados (70,7%) discorda total ou parcialmente de que o curso de especialização pode ser substituído facilmente por cursos de curta duração; e que o diploma de um curso de especialização não é mais um diferencial para o mercado de trabalho (76,9%). 

UNITAU recebe inscrições para especialização, mestrado e doutorado

A Universidade de Taubaté está com inscrições abertas para mais de 20 cursos de pós-graduação presenciais e a distância, incluindo especializações, mestrados e doutorados nas áreas da saúde, da educação, da gestão, da administração e negócios, da engenharia, das ciências ambientais, entre outras. 

Para os cursos stricto sensu, a Universidade oferece mais de 40 bolsas de estudo, financiadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ainda há bolsas previstas para parcerias, egressos e docentes que podem chegar a até 25% conforme as deliberações 139 (stricto sensu) e 140 (lato sensu) do Conselho de Administração (Consad) da Universidade. 

Para mais informações sobre os cursos de pós-graduação acesse este link.

ACOM/UNITAU