Bolsas de estudo ou financiamento via SIMUBE são oportunidades para realizar o sonho da graduação na UNITAU | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Com inscrições abertas, SIMUBE é oportunidade para realizar o sonho da graduação na UNITAU

Link curto: https://unitau.me/41I6J65

02/01/2024 09h07 ⋅ Atualizada em 02/01/2024 11h57

Bolsa de estudo, Oportunidade, ALUNO, Rematrícula, Simube, Graduação presencial, EAD

A formação em um curso superior é fundamental para a construção da sua carreira de sucesso e poder vivenciar tudo isso em uma Universidade faz toda a diferença. Aqui, você, universitário, pode unir não só os conhecimentos teóricos, mas também a prática necessária para se destacar no mercado de trabalho, além de se dedicar às pesquisas científicas e poder aproveitar as inúmeras oportunidades que a UNITAU oferece para que você chegue cada vez mais perto da realização dos seus sonhos. Uma delas é por meio do Sistema Municipal de Bolsas de Estudo (SIMUBE), que oferece modalidades de bolsa ou financiamento para você, que está na sua jornada na graduação presencial ou à distância. As inscrições permanecerão abertas até 2 de fevereiro e você pode conferir o edital neste link.

Dica: aproveite para organizar todos os documentos necessários o quanto antes, como RG, comprovantes de renda e o comprovante de matrícula na UNITAU, e facilite o processo de análise.

Inscrição e modalidades

Para participar, você precisa residir em Taubaté há, pelo menos, cinco anos, estar regularmente matriculado na Universidade de Taubaté (UNITAU), ter uma renda bruta familiar igual ou inferior a oito salários-mínimos, não possuir nenhum outro benefício para estudos e não ter um outro curso de nível superior já completo. Ao todo, são cinco tipos do benefício:

A Modalidade Custeio, na qual há possibilidade de bolsa de estudo de 25% a 100%, ou seja, sem a necessidade de retornar os investimentos no futuro;
Já a Modalidade Estágio é oferecida para você, universitário que cursa a partir dos dois últimos anos da graduação ou a partir do 3º semestre, em casos de cursos com dois anos de duração. Nesta modalidade, para receber o benefício, é oferecido um estágio nas Secretarias da Prefeitura Municipal de Taubaté em troca da bolsa de 100%;
Na Modalidade Pessoa com Deficiência, os custos do curso serão pagos integralmente para as Pessoas com Deficiência (PcD);
Depois, há a Modalidade Financiamento, em que você pode adiar de 25% a 100% do valor das parcelas para pagamento após 18 meses da sua colação de grau;
Por fim, a Modalidade EAD segue os mesmos moldes da Modalidade Financiamento, mas é direcionada para acadêmicos que estejam matriculados em cursos EAD.

Rematrícula 2024.1

Para se inscrever no SIMUBE, você precisa garantir a sua rematrícula entre 2 e 31 de janeiro. Você pode fazê-la em qualquer lugar, a qualquer hora do dia e em poucos minutos. É só acessar o MentorWeb com o seu login e senha e clicar na aba “Rematrícula-Graduação”. Para saber mais, clique aqui.

Quem fez acontecer na UNITAU

A universitária do oitavo semestre de Medicina Veterinária, Anna Luiza Ferreira Almeida, já tinha se conectado com a área muito antes de se matricular na Universidade. Com uma ‘mãozinha’ do SIMUBE, ficou ainda mais fácil realizar esse sonho aqui na UNITAU. “Por mais que seja uma conquista pessoal, sinto que a minha vivência na Universidade, de certa forma, também representa a realização de um sonho para meus familiares e para pessoas que, infelizmente, não tiveram as mesmas possibilidades. Identifico esse fato como uma importante responsabilidade para mim e como uma inspiração para buscar mais e novos desafios”, almeja.

O SIMUBE foi a oportunidade escolhida pela universitária do sétimo período de Odontologia, Letícia Líris Rodrigues de Oliveira, para atingir o seu objetivo de ter uma formação de ensino superior. “O SIMUBE representa uma peça fundamental no meu desenvolvimento acadêmico e profissional, pois consigo estar integralmente comprometida com os meus estudos. Tenho acesso a oportunidades enriquecedoras, experiências práticas e, assim contribui significativamente com a minha formação acadêmica e com a minha preparação para os futuros desafios da minha carreira”, comenta.

Compromisso com a sua formação. UNITAU na sua vida.
Ana Patrícia Marinho