Cursos ensinam a escolher melhor alimentos e a valorizar plantas não convencionais. Foto: João Rangel - ACOM/UNITAU

UNITAU tem programação para as férias com diversos cursos

Link curto: https://unitau.me/4arEr3O

19/12/2023 09h16 ⋅ Atualizada em 03/01/2024 11h32

pilates, cinema, fotografia, Formação, Nutrição, cursos de férias, Extensão, Pro-reitoria de Extensão, Curso de extensão, Cursos

Muita gente aproveita o período de férias para investir em conhecimento. Boas alternativas para quem deseja aprofunda-lo em alguma área específica, ou até mesmo se aventurar em novos conhecimentos, são os cursos oferecidos pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Atividades ligadas à alimentação e à nutrição, fotografia, leitura de cinema, técnicas de brainstorm e pilates são algumas das opções. Veja os detalhes em neste link.

Com inscrições abertas a partir de janeiro, e aulas entre janeiro e fevereiro, a programação de férias da UNITAU é desenvolvida pela Pró-reitoria de Extensão e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para participar, o interessado paga uma taxa única no valor de R$ 40 por curso.

Em “Cozinha Funcional Biodiversa” (ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável), ministrado pela Profa. Me. Michele Gilaberte Ribeiro no dia 30 de janeiro, das 14h às 18h, o objetivo é promover a biodiversidade brasileira, principalmente o bioma Mata Atlântica. Criado em 2021, esse é um curso prático de cozinha, aberto a toda comunidade, com plantas sazonais e pouco convencionais, preparadas em receitas tradicionais.

“Falo sobre as plantas alimentícias não convencionais (PANCs), fazemos a identificação delas e apresento o conceito de nutrição funcional. São receitas elaboradas com a aplicação da nutrição funcional e a utilização das plantas da nossa biodiversidade. Durante o preparo das receitas, que são feitas por todos os participantes, vou apresentando a teoria de maneira fluida. Ao final, comemos e dialogamos sobre os preparos e sobre nutrição”, conta a professora Michele.

Já o Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan é o responsável pelo curso “Introdução à fitoterapia: como fazer o uso seguro das plantas medicinais”. Ele conta que a atividade tem a parte prática, de reconhecimento de plantas medicinais, com ênfase na identificação e apresentação de quais plantas são mais fáceis de serem encontradas.

“Há também uma parte prática sobre formas caseiras no uso de plantas medicinais, demonstrando o modo correto de fazer uma infusão, decocção e outros preparados caseiros”, explica o professor.

Ainda de acordo com Furlan, os erros mais comuns no uso das plantas medicinais estão relacionados à confusão quando se usa o nome popular de uma planta. Isso porque há muitas plantas com um mesmo nome popular, ou plantas com vários nomes populares. Outro problema frequente, segundo o professor, está relacionado à forma de uso.

Tudo isso será esclarecido ao longo do curso que será ministrado no dia 24 de janeiro no Departamento de Ciências Agrárias, em Taubaté, e no dia  6 de fevereiro no campus de Caraguatatuba, ambos das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Vale destacar que, além do curso de fitoterapia, o campus Caraguá também vai receber o de “Introdução à fotografia digital”. Já em Taubaté ainda estão previstos: “Leitura de cinema”; “Técnicas de Brainstorming: como gerar soluções inovadoras”; “Processamento e Caracterização de Materiais Compósitos Convencionais e Avançados” e “Leitura e Interpretação da NR-13 - Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento”.

Curso livres e de aperfeiçoamento com inscrições abertas

Além dos cursos de férias, a Universidade de Taubaté tem uma agenda diversa de cursos livres e de aperfeiçoamento programados para janeiro e fevereiro de 2024. Os valores variam de acordo com a atividade.

Entre os cursos livres estão o “Método Pilates: Exercícios em solo e bola e sua aplicabilidade terapêutica”; "Comer intuitivo: o superpoder de dizer não às dietas"; “Diagnóstico fisioterapêutico no paciente hospitalizado”; “Marcha na Reabilitação Neurofuncional”; e “Estética em Odontopediatria”.

Já na categoria de aperfeiçoamento são contemplados os cursos “Ambulatorial em nutrição e saúde coletiva”; "Cirurgia de Pé e Tornozelo"; “Cirurgia do Quadril”; “Dermatologia”; e “Nutrição Clínica Hospitalar”.

Para acompanhar a abertura de inscrições e mais informações acesse unitau.br/extensao. Informações sobre os cursos de férias estão disponíveis em unitau.br/cursos-de-ferias/.