Alunos da rede estadual de ensino participam do lançamento do projeto na UNITAU. Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Cartilhas e podcasts descomplicam universo jurídico para alunos da rede estadual de ensino

Link curto: https://unitau.me/478Sg4w

15/12/2023 14h52 ⋅ Atualizada em 15/12/2023 14h57

Comunidade, Direito, Extensão

Com o objetivo de descomplicar o universo jurídico para os jovens, universitários do curso de Direito da Universidade de Taubaté (UNITAU) lançaram o projeto acadêmico “Direito e Cidadania”, composto por oito cartilhas e oito episódios de podcast. O evento ocorreu neste mês no Departamento de Ciências Jurídicas, com a participação dos alunos da rede estadual de ensino de cidades da região.

Com foco na missão institucional da Universidade, de promover a transformação e o desenvolvimento da comunidade, os alunos que iniciaram os estudos no primeiro semestre de 2023 foram estimulados a desenvolver um projeto que levasse o conhecimento jurídico de maneira acessível à comunidade. Daí nasceu o “Direito e Cidadania”, que discute temas como “Pessoa com deficiência e educação”; “Infância e juventude e pessoa idosa”; “Direito das mulheres”; “Opção sexual”, entre outros.

“Foi algo muito interessante, foi o meu primeiro projeto como aluna universitária e falar sobre Direitos Humanos é muito importante, até porque é algo que todos deveriam ter acesso. Infelizmente, sabemos que isso não é uma realidade”, afirma Mariana Lopes, do terceiro semestre do curso de Direito, uma das universitárias envolvidas na iniciativa.

Além de o projeto contribuir com a comunidade, também favorece o desenvolvimento dos acadêmicos. Segundo a Profa. Dra. Roxane Lopes de Mello, uma das coordenadoras do trabalho, a iniciativa estimula o protagonismo nos universitários enquanto eles aprimoram os conhecimentos na área do Direito. Outro ponto relevante, segundo a professora, é a importância de trabalhar conteúdos relacionados ao Direito de forma mais acessível.

“Nós precisamos descomplicar o Direito, levar para a sociedade, de forma clara, as regras básicas que são impostas a essa própria sociedade. Precisamos deixar claro quais são os direitos e os deveres das pessoas para que elas possam ter esse conhecimento e usá-lo no cotidiano”, afirma.

Ainda segundo a professora, a partir do momento em que se descomplica o Direito, as pessoas passam a ter conhecimento dos caminhos tanto dos direitos quanto dos deveres, e assim conseguem  atuar de uma forma muito mais ampla e plena para ter este acesso à justiça.

“É preciso lembrar que o próprio Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, dentro das premissas e do planejamento estratégico, pede para que se garanta o acesso à justiça e que se faça essa relação de descomplicar as regras jurídicas para a sociedade”, completa.

Para a Dirigente Regional de Ensino de Taubaté, Profa. Ma. Lidiane da Silva César Gonçalves, a parceira com a Universidade de Taubaté é de extrema importância para ampliar os conhecimentos dos jovens da rede estadual. Ela também destacou a importância de trabalhar o tema com os jovens do 6° ao 9° ano e do Ensino Médio.

“É extremamente necessário falar sobre Direito e Cidadania, ainda mais na atualidade, quando vemos que muitos dos nossos estudantes têm uma visão equivocada ou triste do futuro. Então, é dar possibilidade de inserção na comunidade, de inserção cidadã, é muito necessário falar sobre esse tema”, disse a dirigente.

Ana Gabrielly da Silva é representante estadual dos Grêmios Estudantis das cidades de Taubaté, Tremembé, São Luiz do Paraitinga, Jambeiro, Paraibuna, Redenção da Serra, Lagoinha e Caçapava, que terão acesso aos materiais produzidos pelos universitários de Direito, e explicou de que forma eles devem ajudar no trabalho desenvolvido pelos grêmios.

“A cartilha e os podcasts vão desenvolver a comunicação entre nós, além de despertar interesse nos alunos. Vai ajudar a entender o que estamos fazendo e qual mensagem queremos passar a eles, que é um legado de respeito.”

Para conferir os conteúdos, acesse este link.

Elifas Magalhães

ACOM UNITAU