Revista destaca o papel da Educação Ambiental para o enfrentamento das mudanças climáticas. Foto: João Rangel - ACOM/UNITAU

Educação Ambiental é tema de edição especial da Revista Biociências

Link curto: https://unitau.me/3v8tX9a

14/12/2023 10h22 ⋅ Atualizada em 14/12/2023 10h30

Biociências, Mestrado Profissional em Educação, Pesquisa, Meio Ambiente, Pós-graduação, Mestrado

A Revista Biociências, da Universidade de Taubaté (UNITAU), acaba de ganhar uma nova edição. A publicação especial tem como tema: “Dossiê educação e os desafios ambientais no século 21”, que foi produzida em colaboração com o Mestrado Profissional em Educação (MPE) da UNITAU. O acesso ao conteúdo é livre e gratuito.

Segundo o editor-chefe da revista, o Prof. Dr. Valter José Cobo, o tema foi escolhido devido à relevância e à preocupação com o papel da educação em relação ao ambiente. “A importância em se abordar essa questão é premente, os desafios estão em nossas portas e certamente a sensibilização para o tema é necessária”, comenta o editor-chefe que também ministra a disciplina de Biologia Marinha na Universidade de Taubaté.

No texto de abertura do dossiê, um artigo sobre “Educação Ambiental: um caminho sustentável para combater as mudanças climáticas”, o Prof. Dr. Willian José Ferreira e a Profa. Dra. Kátia Celina da Silva Richetto, do MPE da UNITAU, e a Profa. Dra. Ericka Voss Chagas, da Universidade Federal do Alagoas (UFAL), reforçam que as mudanças climáticas são um desafio global urgente que impacta profundamente o meio ambiente e a sociedade.

“Nesse cenário, a Educação Ambiental (EA) surge como importante ferramenta na dinâmica do entendimento das complexas conexões entre a atividade humana e os impactos climáticos, conscientizando e motivando as pessoas em relação à sustentabilidade, revelando como decisões diárias afetam a natureza.”

Ainda de acordo com os autores, além da ações de EA, a formação continuada de professores tem grande significado nesse processo, pois eles têm influência direta na disseminação do conhecimento sobre as mudanças climáticas e na promoção da responsabilidade ambiental entre os alunos.

Em outro artigo assinado pelo Prof. Dr. Valter José Cobo, com o título “Ecobarreira no rio Capivari, em Campos do Jordão, serra da Mantiqueira paulista: uma prática de educação ambiental”, o docente relata o desenvolvimento e a aplicação de uma prática de educação ambiental para uma turma de ensino médio, de uma unidade escolar do município de Campos do Jordão, por meio da utilização de uma ecobarreira.

“A confecção da ecobarreira foi feita pelos alunos e instalada no Rio Capivari, e posteriormente feita a retirada dos resíduos capturados pela ecobarreira, com rede ‘passaguá’. A implantação da ecobarreira tornou-se uma atividade continuada, envolvendo desdobramentos com a integração de outras disciplinas (Geografia, História), agregando diferentes abordagens, contribuindo para o estabelecimento de um modelo interdisciplinar de aprendizagem na escola”, afirma o professor em trecho do resumo.

Ainda na apresentação do artigo, o docente destaca que o desenvolvimento de atividades como a construção, instalação e funcionamento da ecobarreira como uma ação escolar direcionada para a Educação Ambiental tem o potencial de aliar a prática com a teoria e permitir aos educandos experenciar estratégias de conservação e preservação, cujos efeitos podem culminar com a sensibilização para com as questões ambientais.

Revista Biociências tem edição contínua e recebe novos artigos

A Revista Biociências da Universidade divulga trabalhos científicos dos autores de instituições nacionais ou internacionais nas diferentes áreas das Biociências. A publicação conta com dois números anuais, ou seja, a divulgação acontece semestralmente em três linguas: português, espanhol e inglês.

“A divulgação de artigos é direcionada a um público variado de profissionais de Biociências como biólogos, odontólogos, médicos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos, educadores ambientais, dentre outros que tem em comum o interesse pela pesquisa dentro de uma dessas áreas”, ressalta o professor.

A edição apresenta um fluxo contínuo. À medida em que os artigos científicos são aprovados pelos editores, a publicação é feita, de modo que o número do tema fica aberto durante um período e outros artigos são incorporados, promovendo iniciativas dos educadores na abordagem do assunto.

Para ter acesso a essa e outras edições clique aqui.

Pós-graduação na UNITAU

A Universidade de Taubaté está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação – especializações, mestrados e doutorados – presenciais e a distância (EAD). Os cursos são da área da saúde, da educação, da gestão, da administração e negócios, da engenharia, das ciências ambientais, entre outras.

Para quem deseja ingressar em algum deles, a UNITAU oferece bolsas por meio de parcerias, para egressos e docentes de até 25% de desconto, além de mais de 40 bolsas de estudos para os cursos stricto sensu (mestrados) financiadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as quais permitem o exercício de atividades remuneradas durante os estudos.

Para mais informações sobre as inscrições e os cursos de pós-graduação da Universidade de Taubaté, acesse este link.

Isabella Bilard