Foto: Luís Gava - Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Pesquisas de mestrado contribuem com desenvolvimento de cidades do Litoral Norte

Link curto: https://unitau.me/4abxWCh

12/12/2023 17h56 ⋅ Atualizada em 12/12/2023 18h13

Caraguatatuba, Pesquisa, Desenvolvimento regional, Pós-graduação, Mestrado

 

Menos de seis meses após o lançamento do mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) no campus de Caraguatatuba, o curso se consolida no Litoral Norte com a formação da segunda turma. A pós-graduação é oferecida por meio de uma parceria entre a UNITAU e a prefeitura de Caraguá.

Coordenador do programa, o Prof. Dr. Edson Trajano destaca que o mestrado reúne pesquisas pensadas para contribuir com o processo de crescimento do município e da região. Segundo ele, o foco central dos estudos desenvolvidos pelos mestrandos é a gestão, e o desenvolvimento das cidades do Litoral Norte é pensado em diferentes dimensões: econômicas, sociais e ambientais. 

“Os projetos em andamento focam em quatro áreas principais: projetos que possibilitam a melhora na qualidade de vida das pessoas na região, com destaque para saúde e qualidade de vida; projetos que analisam a expansão urbana e o desenvolvimento local, lembrando que Caraguatatuba foi o município que apresentou maior crescimento populacional na RMVale; projeto de análise das questões ambientais, como a gestão da água potável no litoral; e como a educação e a ciência podem contribuir para o desenvolvimento local”, afirma o professor.

Com mais de 20 anos de atividade no campus de Taubaté, o programa de mestrado em Desenvolvimento Regional da UNITAU agora pretende contribuir também com o crescimento das cidades do Litoral Norte, estimulando o desenvolvimento de estudos aplicados à realidade da região.

“A importância de ter o mestrado em Caraguá é que ele possibilita a troca de experiência entre pesquisadores e a população local, em especial os gestores públicos e stakeholders dos municípios, e assim contribui para o desenvolvimento. As parcerias com novos municípios do Litoral Norte ampliaram a área de abrangência desses projetos, visando o desenvolvimento da região como um todo, que é o propósito principal do programa desse mestrado”, conclui o coordenador do programa.

Pesquisas aplicadas à realidade do Litoral Norte

A enfermeira Alexandra Freitas de Matos, que trabalha na área da saúde como coordenadora de Atenção Básica, é uma das mestrandas da primeira turma do curso de Gestão e Desenvolvimento Regional do campus Caraguá. Há quase 25 anos atuando nesse segmento, nos últimos anos, a profissional despertou para a necessidade de articular as ações de saúde com os outros setores, como educação, social, esportes e meio ambiente.

“Quando surgiu a oportunidade de fazer o mestrado, não pensei duas vezes, aceitei de imediato. Com as aulas de Economia, do professor Trajano, a vontade de estudar e aprender ficou mais aguçada em relação ao macro. Como posso entender meu território, se não entender o quanto as influências externas e a globalização afetam o nosso meio e o arredor de onde vivemos?”, comenta Alexandra.

Foi a partir dessa visão ampliada da realidade regional que nasceu o projeto de pesquisa “Reciclar é inovar”, que trata do Programa Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e da saúde urbana no município de Caraguatatuba. Buscando dados sobre o assunto, a enfermeira ficou surpresa com as estatísticas.

“A pesquisa em relação aos números nacionais e internacionais são surpreendentes quanto aos resíduos, a começar pela média de produção de lixo. No Sudeste, 1,230 quilos por habitante por dia. É muito lixo se considerarmos o crescimento populacional de 33,4%, como informa atualmente o IBGE. E qual a quantidade produzida no município, o quanto é reciclado, o quanto está afetando o meio ambiente? Essas curiosidades foram mais intensificadas logo após o início do mestrado”, afirma Alexandra.

A mestranda destaca que as políticas públicas de resíduos sólidos são recentes, assim como o termo reciclar e reutilizar, diferente de quando se fala em proteger o meio ambiente, por exemplo.  

“A utilização sustentável dos recursos, a destinação correta dos resíduos, a preservação e a educação ambiental devem ser priorizadas, considerando os benefícios em termos de saúde, bem estar e urbanismo. Deve-se focar na educação, no despertar desde a infância para uma consciência crítica e uma preocupação coletiva na sociedade”, diz.

O objetivo da mestranda é que a ampliação e implementação do projeto de pesquisa “Reciclar é inovar” seja uma alternativa de renda e terapia para a população, além de fomentar a conservação do meio ambiente.

“A ideia é que ações de educação, conscientização e sensibilização sejam realizadas de forma compartilhada e articulada em todos os setores no município, com atividades e projetos voltados à bonificação, a fim de estimular a sociedade à devida coleta do lixo produzido dentro e fora do município”, diz Alexandra.

De olho na qualidade de vida da população idosa, que cresceu muito nos últimos anos, o mestrando Edvaldo Ormindo da Silva, atual secretário de Esportes de Caraguatatuba e mestrando de Gestão e Desenvolvimento Regional, desenvolve a pesquisa “Longevidade na nova fase da vida”. O estudo faz um recorte dos benefícios da prática esportiva como fator de qualidade de vida para os idosos que vivem na cidade do Litoral Norte.

“Nós tínhamos cerca de 11 mil pessoas idosas longevas na nossa cidade e de acordo com o último censo do IBGE, esse número saltou para 22 mil. Após a pandemia da covid-19, houve um aumento grande desse público em Caraguatatuba que veio em busca de mais qualidade de vida. E isso se tornou um desafio porque, com o aumento dessa população, aumentou a necessidade de oferta de políticas que ajudem esse público a ter mais qualidade de vida ”, explica o professor Edvaldo sobre a relevância do estudo para a cidade.

De acordo com o mestrando, uma das soluções para a questão é a descentralização da prática esportiva no município, levando modalidades para outras regiões, além dos bairros mais centrais. Ainda segundo o professor, o mestrado Gestão e Desenvolvimento Regional, que não tem uma ligação direta com a área de formação dele – graduação em Educação Física; pós-graduação em Treinamento Esportivo; Fisiologia do Esporte e Deficiência Física –, contribui com a ampliação do conhecimento.

“Com esse curso de mestrado estou conseguindo ter uma maior noção das possibilidades que o município pode oferecer para esse e para outros públicos. Está me ajudando a entender o que a cidade precisa para crescer e se desenvolver, atendendo a todos com mais qualidade de vida”.

Pós-graduação na UNITAU

A Universidade de Taubaté está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação – especializações, mestrados e doutorados – presenciais e a distância (EAD). Os cursos são da área da saúde, da educação, da gestão, da administração e negócios, da engenharia, das ciências ambientais, entre outras.

Para quem deseja ingressar em algum deles, a UNITAU oferece bolsas por meio de parcerias, para egressos e docentes de até 25% de desconto, além de mais de 40 bolsas de estudos para os cursos stricto sensu (mestrados) financiadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as quais permitem o exercício de atividades remuneradas durante os estudos.

Para mais informações sobre as inscrições e os cursos de pós-graduação da Universidade de Taubaté, acesse este link.