Formandos da UNITAU já vivenciam a realidade da profissão como contratados neste fim de ano | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

De estagiários a contratados: a um passo do fim da graduação, universitários já conquistam a sonhada vaga de emprego

Link curto: https://unitau.me/48anKbh

11/12/2023 16h21 ⋅ Atualizada em 11/12/2023 16h35

Graduação, Rematrícula, Estágio, Oportunidade, Emprego

Não se chega a lugar algum sem percorrer o caminho completo, ainda que com obstáculos. Após uma caminhada que muitas vezes não é das mais fáceis para alguns formandos, o fim do ano significa também o início de um novo ciclo, em que o status passa de estagiário para contratado. A mudança é muito esperada e carrega novas possibilidades e responsabilidades. Nesse novo cenário, eles contam como foi o caminho até aqui e o que esperam para futuro profissional.

“Esse momento é de muita felicidade e de confiança no meu potencial”

Mariana Monteiro Mamede Antunes terminou o último semestre de Psicologia e já atua na área de recrutamento e seleção como contratada. No setor de Recursos Humanos da Tenaris Confab, empresa multinacional instalada em Pindamonhangaba, ela passou de estagiária para efetiva em outubro deste ano. “Essa nova fase tem sido enriquecedora. Quando eu entrei como estagiária, não tinha tanta dimensão do que era trabalhar em uma multinacional”, revela Mariana, que com o passar do tempo foi aprimorando a sua visão sobre o funcionamento da fábrica, se encantando cada vez mais pela profissão e ampliando sua rede de contatos profissionais.

De estagiária a contratada, Mariana celebra a sua nova fase na empresa dos sonhos | Foto: Arquivo Pessoal

Mariana reconhece que a posição atual é a soma de todas as outras experiências anteriores, já que trabalhar em grandes empresas sempre foi a sua meta. Para isso, ela buscou aperfeiçoamento e se dedicou aos estudos dentro e fora da Universidade, como em cursos de idiomas, por exemplo. “Sempre imaginei trabalhando em lugares grandes e essa sempre foi a minha expectativa desde que eu comecei a estudar. Hoje posso dizer que estou muito realizada com o que eu faço e sei que a Universidade teve um peso muito grande para minhas conquistas”, conta Mariana. “Acredito que minhas expectativas que eu criei lá na minha época de caloura foram atingidas, visto que estou trabalhando em um lugar em que tenho muitas possibilidades”, completa.

No setor de Recursos Humanos, Mariana é responsável pela seleção de currículos e ministra treinamentos para a equipe interna | Foto: Arquivo Pessoal

“Eu posso realizar qualquer coisa que eu desejar, basta dar o primeiro passo”

Viver o processo e aproveitar as oportunidades durante a graduação em Ciências Biológicas fizeram Luiz Eduardo Santos alcançar seu grande objetivo: a efetivação. De estagiário para professor de Ciências em um colégio da rede privada de ensino de Caçapava, hoje, ao terminar o último ano do curso, ele reconhece que as experiências fazem não só um currículo atrativo, mas também trazem segurança para dar os próximos passos na carreira. “A Universidade sempre ofereceu oportunidades de estágios e projetos de extensão, com possibilidade de bolsas de estudo ou voluntários. Quando eu entrei na Universidade, me agarrei às oportunidades que apareciam e me dediquei. Aos poucos, fui fazendo meu caminho e muitas portas foram se abrindo”, relembra Luiz.

Dentre as diversas experiências adquiridas como estagiário, Luiz também desenvolveu projetos com crianças da rede municipal de ensino | Foto: Arquivo Pessoal

As experiências diversas dentro e fora de sala de aula mostram, ainda, que a área de Ciências Biol[ogicas é ainda mais ampla. Luiz coleciona passagens como estagiário no Museu de História Natural de Taubaté, bem como na Prefeitura de Caçapava, onde realizou trabalhos de revitalização ambiental na área urbana da cidade e atuou em projetos de Educação Ambiental em escolas públicas da cidade. Em Taubaté, ainda como estagiário, teve a oportunidade de fazer a Residência Pedagógica e, assim, poder aprender sobre a docência. Somando as conquistas do passado que fazem o caminho presente ainda mais firme e cheio de boas sementes, Luiz espera colher frutos ainda melhores no futuro. “Quero abraçar novas oportunidades e me dedicar cada vez mais para ter uma boa carreira e um bom retorno financeiro”, comenta.

A diversidade da área de Ciências Biológicas proporcionou que Luiz experimentasse várias funções até a efetivação. Uma delas foi na área de taxidermia do Museu de História Natural de Taubaté | Foto: Arquivo Pessoal

Oportunidades durante a graduação

A chance de aprimoramento acadêmico e profissional começa dentro da Universidade e você pode aproveitá-la de diversas maneiras. A primeira delas é fundamental, que é garantir a sua rematrícula dentro do prazo, entre 2 e 31 de janeiro, para começar o ano sem pendências e poder usufruir de bolsas de estudo, benefícios e até mesmo para poder concorrer às vagas de estágio em empresas.

Você pode conferir mais detalhes sobre projetos de extensão, estágios e internacionalização clicando aqui.

Compromisso com a sua formação. UNITAU na sua vida.