Prefeito Aguilar Junior, a Reitora Nara Fortes, e a Pró-reitora de Extensão, Letícia Maria P. Costa. Foto: Leonardo Oliveira-ACOM/UNITAU

Assinatura de termo de convênio com Instituto Sócrates Guanaes marca lançamento do Jubileu de Ouro da UNITAU em Caraguá

Link curto: https://unitau.me/3GEIADG

08/12/2023 12h52 ⋅ Atualizada em 08/12/2023 14h40

50 anos, Institucional, Reitora, Campus Caraguá, Caraguatatuba

A Universidade de Taubaté (UNITAU) lançou nesta sexta-feira, 8 de dezembro, no campus Caraguatatuba, as comemorações do Jubileu de Ouro da instituição, que completará 50 anos em 2024. Durante o evento para autoridades, a instituição assinou um termo de convênio com o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que administra o Hospital Regional do Litoral Norte. A parceria vai possibilitar um importante campo de prática profissional para os alunos da Universidade.

A Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, destacou a importância da parceria entre a Universidade e as instituições para o desenvolvimento da região e afirmou que a UNITAU está atenta às demandas das cidades do Litoral Norte, seja para a formação de profissionais no ensino superior, seja para a oferta de serviços e de cursos de mestrado e doutorado.

“Esse convênio com o Instituto Sócrates Guanaes nos torna ainda mais fortes na região. É importante dizer que, além do curso de medicina, hoje o campus Caraguá já oferece dois programas de mestrado. Um em “Ciências da Saúde” e outro em “Gestão e Desenvolvimento Regional”. Por meio deles, estamos desenvolvendo pesquisas aplicadas às realidades e às necessidades de Caraguá e das outras cidades do Litoral Norte. Então, todos serão beneficiados com mais essa conquista”, afirmou a Reitora.

O Presidente do Instituto Sócrates Guanaes, André Guanaes, falou sobre o porte do Hospital Regional do Litoral Norte e o quanto a parceria vai contribuir não só com a formação dos alunos, mas com a saúde da população de Caraguá e das cidades da região. “A estrutura do hospital é muito boa, os equipamentos e, principalmente, o corpo clínico, que é de ponta”, salientou Guanaes.

Reitora da UNITAU assina termo de convênio com André Guanaes, presidente do ISG

Durante o evento realizado no campus de Caraguatatuba, as ações do ano jubilar foram apresentadas a autoridades do Litoral Norte. A Pró-reitora de Extensão e Presidente da Comissão do Jubileu de Ouro da UNITAU, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, falou sobre as atividades previstas para primeiro semestre de 2024.

“Em janeiro, teremos ações comemorativas com os nossos professores;em fevereiro, receberemos nossos alunos, incluindo a quarta turma de medicina do campus Caraguá, de maneira mais que especial; em março, teremos a segunda edição dos Jogos Universitários de Caraguá, o Juca Beach; em abril, teremos ações de extensão em três bairros da cidade”, destacou a Presidente da Comissão.

No discurso, durante o cerimonial, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, convidou a cidade a também celebrar o Jubileu de Ouro da UNITAU e falou sobre o papel da Universidade para o município, além da expectativa da administração para que outros cursos de Ensino Superior sejam lançados no campus.

“A Universidade trouxe o curso de Medicina para Caraguá, pensa em expandir com novos cursos e já faz parte da vida da nossa cidade. Eu tenho certeza que a história nos mostrará a importância da UNITAU para Caraguatatuba”, enfatizou o prefeito.

O evento realizado no campus fora de sede encerrou as ações de lançamento do Jubileu de Ouro da UNITAU. No dia 2 de dezembro, a Universidade de Taubaté promoveu um almoço para apresentar o selo comemorativo do ano jubilar aos servidores; e dia 6, aniversário de 49 anos de fundação da instituição, recebeu autoridades do Vale do Paraíba no Solar da Viscondessa do Tremembé, em Taubaté, para apresentar a programação. Saiba mais neste link.

ACOM/ UNITAU