Universitários aproveitam oportunidade de aprimoramento profissional durante a graduação | Foto: Felipe Augusto/ACOM-UNITAU

Bolsistas Aprimoramento unem teoria e prática em atividades na Universidade

Link curto: https://unitau.me/3GxbbuM

05/12/2023 09h33 ⋅ Atualizada em 15/12/2023 10h55

ALUNO, Bolsa Aprimoramento, Oportunidade, Bolsa de estudo, Rematrícula

Marina Gama, universitária do curso de Direito da UNITAU, tem aprimorado seus conhecimentos na prática por meio da Bolsa Aprimoramento, atuando no Escritório de Atendimento Jurídico (EAJ). Na reta final do curso, ela se prepara para atuar como advogada muito em breve e já tem diante dos olhos um horizonte de oportunidades. Por meio da Bolsa Aprimoramento, o contato dela com a comunidade tem sido um ‘gostinho’ de como será a sua vida daqui para frente. “[A atuação] demonstra um pouco de como vai ser minha vida após formada, na prática, porque a gente tem um contato direto com aqueles que nos procuram e também com os professores. Acho que essa é a principal vantagem”, comenta Marina.

Marina está terminando o curso de Direito e já sente-se segura para os próximos passos na carreira como advogada a partir da experiência como bolsista aprimoramento na UNITAU | Foto: Felipe Augusto/ACOM-UNITAU

O benefício está disponível para estudantes universitários dos cursos de graduação presencial da UNITAU e, assim como a Marina, você, universitário(a) pode unir o conhecimento visto em sala de aula à prática durante a imersão na rotina desses locais de trabalho, com a supervisão de professores e de profissionais da área. Há ainda a chance de desenvolver habilidades comportamentais, chamadas ‘soft skills’, ou seja, aquelas que não necessariamente são relacionadas à técnica da sua futura profissão, mas que fazem toda diferença na hora de ocupar boas posições no mercado de trabalho, como o bom relacionamento interpessoal, boa comunicação e outras. As oportunidades são oferecidas não só na área de humanas, como no Direito, mas também para as áreas de exatas e biociências. Para se inscrever, basta clicar aqui para fazer o seu cadastro no banco de talentos.

Heloísa Leo Santos representa a turma da exatas nessa jornada. Ela é universitária do curso de Arquitetura e bolsista aprimoramento no setor de projetos da Universidade de Taubaté, que cuida da revitalização, reforma, acessibilidade e outros aspectos importantes para o bom funcionamento dos espaços para toda a comunidade acadêmica. Para ela, o setor promove a liberdade criativa e a autonomia necessárias para que ela desenvolva diversas habilidades. Em pouco mais de dois meses de atuação, ela já tem colocado a ‘mão na massa’ com muito entusiasmo.

Bolsista aprimoramento no setor de projetos da Universidade, a futura arquiteta Heloisa vê liberdade para criar, aprender e se desenvolver | Foto: Felipe Augusto/ACOM-UNITAU

“É como se eu tivesse fazendo um projeto não só para mim, mas também para os outros alunos, então eu vou usufruir dos projetos que eu mesma faço”, pontua a bolsista, que já vive a expectativa de ver seus planejamentos tomando forma na rotina das pessoas que circulam pelos espaços da Universidade. “É legal pensar nos colegas e nos professores, em como eles vão reagir aos projetos que eu faço. Tem que pensar em comunidade, como aluna mas também como projetista. É muito bacana ver o impacto que vai causar na dinâmica dos estudantes”, comenta Heloísa.

Faltando pouco para a formatura, a universitária de psicologia Bolsista Aprimoramento na Clínica de Psicologia, Yasmim Pereira já consegue perceber o quanto seus aprendizados já a guiaram para uma carreira promissora. O setor, que presta serviço de atendimento psicológico para a comunidade, é uma porta de entrada para os futuros profissionais que atua como uma ‘via de mão dupla’: os universitários aprendem e a comunidade ganha. Há mais de um ano em contato com o público, Yasmin conta que as habilidades adquiridas na atuação como bolsista foram fundamentais para encerrar o ciclo da graduação com chave de ouro. “É legal ver como os pacientes evoluem a cada sessão e o trabalho sendo feito, do começo ao final”, comenta. “Aprendi bastante sobre atendimento ao público, desenvolvi muito a minha empatia, que já era uma característica minha, mas conforme eu fui atuando aqui na clínica, fui percebendo casos, fui aprendendo a ser mais profissional e a lidar melhor com as coisas”, completa a universitária.

Yasmin está a um passo de exercer a profissão como psicóloga e a vivência com a comunidade a deixou ainda mais preparada para os próximos capítulos da sua jornada profissional | Foto: Felipe Augusto/ACOM-UNITAU

Sobre a Bolsa Aprimoramento

A Bolsa Aprimoramento é um benefício da Universidade de Taubaté para universitários regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial. Além do cadastro no banco de talentos, o(a) interessado(a) deve estar adimplente e não deve usufruir de nenhum outro benefício financeiro ou financiamentos, como outras modalidades de bolsa de estudo ou FIES, por exemplo. Mas lembre-se: para ter acesso a essa e a outras oportunidades, é preciso garantir a sua rematrícula dentro do prazo de 2 a 31 de janeiro

Para saber sobre todas as oportunidades de Bolsas de Estudo oferecidas pela UNITAU, clique aqui.

Compromisso com a sua formação. UNITAU na sua vida.
*Colaboração: Felipe Augusto