Foto: Isabella Bilard - ACOM/UNITAU

Livro da editora UNITAU lançado no México aborda o desenvolvimento das rádios comunitárias

Link curto: https://unitau.me/3uIol5x

01/12/2023 09h37 ⋅ Atualizada em 01/12/2023 09h40

Planejamento e Desenvolvimento Regional, EdUNITAU, Mestrado, Comunicação Social, CICTED

O livro digital “Las radios comunitarias en América Latina y el Caribe”, publicado pela Editora da Universidade de Taubaté (EdUNITAU), ganhou um lançamento no México, durante a abertura do 4º Congreso Nacional de Radios Comunitarias: Expresiones Latinoamericanas y del Caribe, que ocorreu em 16 de novembro, na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP).

A obra, que resulta de uma parceria entre a BUAP e a Universidade de Taubaté (UNITAU), já tinha sido lançada no Brasil, durante a programação da 12ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted). À ocasião, o livro foi apresentado ao público do Congresso durante a palestra “Radios Comunitarias y Desarrollo Regional”, realizada pela internet, que contou com a participação do Prof. Jose Luis Estrada, da BUAP.

Na publicação digital, disponível gratuitamente pela EdUNITAU, é possível ter acesso a conteúdos relacionados ao 3º Congreso Nacional de Radios Comunitarias: Expresiones Latinoamericanas y del Caribe, realizado de maneira virtual entre 24 a 26 de novembro de 2022, e que reuniu pesquisadores e criadores de conteúdo radiofônico de comunidades da América Latina e Caribe.

O objetivo do Congresso foi expor projetos elaborados na área de comunicação e de rádio. Durante três dias, o evento contou com a participação de 354 emissoras de 17 estados do México e de 20 países da América Central e do Sul. A programação reuniu atividades como workshops, mesas de trabalho simultâneas e painéis. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e estudos na área de comunicação.

O Prof. Dr. Lourival da Cruz Galvão Júnior, do Departamento de Comunicação Social da UNITAU, é um dos autores da obra publicada neste ano. O projeto de pesquisa “Rádio e Desenvolvimento Regional no Brasil: 100 anos de uma interface em plena construção”, relacionado ao Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da UNITAU, primeiro foi apresentado à Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação (ALAIC). Após isso, houve a criação da obra, por meio da EdUNITAU, que possibilitou a organização do livro.

“Estreitar laços por meio da produção do livro que envolve duas instituições em nível internacional projeta exatamente as pesquisas que desenvolvemos na área do rádio, que, de certa maneira, ganha um destaque não só no Brasil, mas em outros lugares”, ressalta o Prof. Dr. Lourival Júnior.

O assunto principal do livro “Las radios comunitarias en América Latina y el Caribe” está associado ao desenvolvimento histórico e regional das rádios comunitárias na América Latina e no Caribe, trazendo conteúdo educacional e cultural. Apresenta também, em 12 artigos, o papel das rádios na comunicação em ondas transmissoras ou pela Internet.

Segundo a Agência Câmara de Notícias, estima-se que cerca de dois mil municípios brasileiros não tenham serviços de radiodifusão sonora atualmente. Nesse contexto, é preciso considerar a relevância das rádios comunitárias, que prestam serviços de informação e de utilidade pública, além de atuarem como canal de comunicação direcionado à população. Sem fins lucrativos, elas são formadas apenas por associações e por fundações sociais.

“A rádio comunitária desenvolve para os países um trabalho muito bacana, elas são muito comprometidas com isso. Pesquisadores estudiosos na área da rádio, de certa maneira, falam muito sobre temas do desenvolvimento dos territórios”, conclui o professor.

Para ter acesso a essa edição, clique aqui.