O Prof. Dr. Luis Felipe das Chagas e Silva de Carvalho. Foto: Arquivo - ACOM/UNITAU

UNITAU integra projeto financiado pelo CNPQ com estudo sobre câncer bucal

Link curto: https://unitau.me/3N3ehu2

24/11/2023 14h24 ⋅ Atualizada em 27/11/2023 09h30

Fapesp, CNPq, Pesquisa, Doutorado, Mestrado, Ciências da Saúde, Pós-graduação

Um dos maiores projetos científicos do país lançado neste ano, liderado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), tem o objetivo de desenvolver e aplicar métodos diagnósticos e terapêuticos a diversas doenças de forma rápida e menos invasiva. Batizado de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) das Radiações na Saúde, ele já é uma realidade por meio de parcerias entre instituições nacionais e estrangeiras, como a Universidade de Taubaté (UNITAU), que é parceira laboratorial do projeto.

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) com verba de quase R$ 6 milhões, o INCT das Radiações na Saúde terá duração de 60 meses e colaboração, na UNITAU, do Prof. Dr. Luis Felipe das Chagas e Silva de Carvalho. O docente integra o programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências da Saúde da Universidade e coordena uma pesquisa inovadora para diagnóstico precoce do câncer bucal por meio da saliva. O projeto desenvolvido pelo professor na UNITAU já é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“O grupo é formado por mais de 30 professores-pesquisadores de diferentes instituições do país e internacionais. Recebi o convite para participarmos da coordenadora do INCT, a professora Denise Maria Zezell, da USP. Acredito que a UNITAU vai colaborar bastante e também será beneficiada com esse projeto porque teremos a possibilidade de fazer intercâmbio de equipamentos e de conhecimentos com os outros pesquisadores e outras instituições”, afirma o professor Luis Felipe.

Atualmente, a UNITAU se destaca no cenário nacional da ciência com um espectrômetro de absorção infravermelho. O equipamento foi adquirido por meio do financiamento da Fapesp e é utilizado para a análise de saliva no estudo sobre o diagnóstico de câncer bucal do professor Luis Felipe.

“Com os outros laboratórios associados, poderemos ampliar essas análises não só de saliva, mas de sangue, por exemplo, e isso pode nos ajudar a desenvolver outros métodos de diagnóstico precoce para outros cânceres e até outros tipos de doença”, explica.

Recentemente, o pesquisador da UNITAU e a mestranda em Ciências da Saúde Sara Maria Santos Dias da Silva levaram o estudo sobre diagnóstico precoce de câncer bucal para o FOCAS Research Institute, da Technological University Dublin (TUD), na Irlanda. Na Europa, a dupla teve acesso a laboratórios, equipamentos e cientistas que aproximaram os pesquisadores ainda mais de bons resultados.

A expectativa com o INCT das Radiações na Saúde é fortalecer ainda mais a rede de colaboração e desenvolver tecnologias que contribuam para o diagnóstico cada vez mais rápido, não-invasivas e de baixo custo para combater doenças e reduzir a mortalidade.

Do total de quase R$6 milhões destinados às instituições envolvidas no projeto, R$3,8 milhões serão destinados para custeio (despesas com pessoal e serviços), R$1,4 milhões para capital (compra de equipamentos e materiais) e R$720 mil para bolsas de pós-doutorado.

Pós-graduação na UNITAU

A Universidade de Taubaté está com inscrições abertas para diversos cursos de Pós-graduação. Os programas da UNITAU contemplam mestrados, doutorados e especializações. Saiba mais em unitau.br/pos-graduacao

ACOM/ UNITAU