Cursos de mestrado, doutorado e especialização garantem salários até 250% maiores segundo IBGE. Foto: João Rangel - ACOM/UNITAU

Cursos de Pós-graduação da Universidade de Taubaté abrem inscrições para 2024

Link curto: https://unitau.me/3QV6rUm

23/11/2023 08h37 ⋅ Atualizada em 27/11/2023 16h30

Pós-graduação, PRPPG, Mestrado, Doutorado, Especialização, CAPES

Os cursos de pós-graduação lato e stricto sensu da Universidade de Taubaté (UNITAU) já estão com inscrições abertas para 2024. Os programas contemplam mestrados, doutorados e especializações, divididos entre as modalidades presencial e a distância (EAD).

A busca pelo aprofundamento dos conhecimentos é essencial entre os profissionais. Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, um diploma de pós-graduação, além de ser um marco na trajetória acadêmica, torna-se uma grande alavanca para impulsionar a carreira, já que é visto como um importante diferencial pelos recrutadores.

Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), divulgada em 2021, a diferença de remuneração entre estudantes de pós-graduação e graduação chega a 120%.

Pós-graduação na UNITAU

No ano letivo de 2024, a Universidade de Taubaté oferecerá cerca de 20 cursos de pós-graduação presenciais e a distância, contemplando as áreas da saúde, da educação, da gestão, da administração e negócios, da engenharia, das ciências ambientais, entre outros.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, reforça o diferencial dos cursos dos programas de mestrado e doutorado da UNITAU.

“Os cursos stricto sensu se destacam por produzirem pesquisas e conhecimento científico que contribuem para a transformação regional de várias formas: os mestres e doutores formados na Universidade se sobressaem em suas atividades profissionais e atuam como agentes de desenvolvimento da sociedade; além disso, há um incentivo para que as pesquisas realizadas pelos mestrandos e doutorandos sejam aplicadas para, assim, transformar a comunidade”.

Já as pós-graduações lato sensu, segundo a Pró-reitora, têm como característica o acompanhamento e a presença dos professores em todas as etapas de formação dos cursos. Além da modalidade presencial, a UNITAU oferece um portfólio de cursos que ocorrem de maneira online (EAD), mas sempre com a presença do professor ao vivo, interagindo com os alunos durante as aulas e demais atividades de formação.

Bolsas para cursos de Pós-graduação

Para quem deseja ingressar nos cursos de Pós-graduação strictu sensu, a Universidade oferece mais de 40 bolsas de estudo, financiadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Agora, esse benefício para cursos de mestrado e doutorado selecionados da UNITAU possibilita que os contemplados com o auxílio exerçam atividades remuneradas no período em que são beneficiados. Dessa forma, os profissionais já atuantes e que desejam adquirir novos conhecimentos podem unir os estudos acadêmicos com a carreira profissional, de maneira simultânea.

Entre as formações contempladas com as bolsas CAPES estão: Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais; Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano; Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada; Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional; Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde.

Além da CAPES, a UNITAU também tem bolsas previstas para parcerias, egressos e docentes que podem chegar a até 25% conforme as deliberações 139 (stricto sensu) e 140 (lato sensu) do Conselho de Administração (Consad) da Universidade. O número de contemplados com o benefício varia de acordo com as turmas formadas em cada curso e é divulgado por edital.

Para fazer a inscrição, o interessado deve apresentar: a cédula de identidade – RG; cadastro de pessoa física (CPF), caso o número não conste no RG; comprovante de residência atualizado e Certificado de Conclusão da Graduação. O cadastro pode ser feito de maneira online. Para mais informações sobre as inscrições e sobre os cursos de pós-graduação da Universidade de Taubaté, acesse este link.

Ana Patrícia Marinho