Livros da série ficam disponíveis de graça no site da Editora UNITAU. Foto: Ana Patrícia Marinho - ACOM/UNITAU

Terceiro livro da série 'Psicologia - reflexões e ações' é lançado pela Editora UNITAU

Link curto: https://unitau.me/49Ejtyn

17/11/2023 18h46 ⋅ Atualizada em 17/11/2023 18h54

Pós-graduação, Graduação, Pesquisa, EdUNITAU, Extensão, Psicologia, Editora

O terceiro volume da série “Psicologia - reflexões e ações” será lançado nesta terça-feira (21), às 19h, no auditório do campus do Bom Conselho. O livro é organizado pela Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira e pelo Prof. Dr. Paulo Francisco de Castro, do curso de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU).

A obra visa promover a socialização de produções desenvolvidas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da UNITAU, e de trabalhos desenvolvidos em parceria com profissionais de outras instituições, nacionais e internacionais.

A Profa. Dra. Adriana Leônidas, explica um dos objetivos do livro. “Nós buscamos apresentar nossas pesquisas e trabalhos interventivos, frutos de materiais produzidos por meio dos trabalhos de graduação, estágios, iniciação científicas e grupos de pesquisas. Esse livro revela a dedicação e atuação conjunta e qualificada do nosso corpo docente e dos nossos acadêmicos.”

A terceira edição do livro é dividida em 36 capítulos, organizados em três seções com temáticas atuais e relevantes. Na seção de “Psicologia clínica e saúde”, são tratados temas da saúde da mulher, do adolescente e do idoso, como o suicídio e a psicologia preventiva, projeto de vida na adolescência, violência contra a mulher e felicidade e o sentido da vida no envelhecimento.

As outras seções abordam: a “Psicologia organizacional e gestão”, com capítulos a respeito do recrutamento e seleção e temas centrais dessa área; e a “Psicologia social e comunitária”, que discute os aspectos psicossociais da criminalidade e a subjetividade do ser humano. Para a autora, todos os capítulos são de muita qualidade, com tópicos essenciais para entender as demandas atuais da psicologia.

Apesar de o livro ser destinado à comunidade acadêmica da Psicologia, pessoas de outras áreas interessadas também devem consumi-lo. “Nós trabalhamos muito na perspectiva da interdisciplinaridade, e o público pode se beneficiar lendo essa obra e compreendendo fenômenos atuais presentes na nossa sociedade que foram discutidos ao longo da obra”, explica a Profa. Adriana sobre o público-alvo.

Apesar de estar na terceira edição, a série “Psicologia- reflexões e ações” não para por aí. O projeto é composto por quatro livros, com a última obra lançada no ano que vem. Professores e universitários do Departamento de Psicologia da UNITAU, além de parceiros de pesquisas de outras instituições, nacionais e internacionais, podem colaborar com o projeto.

O terceiro livro da série vai ficar disponível no site da Editora UNITAU no fim deste mês. Para conferir as edições anteriores acesse: editora.unitau.br.

Letícia Botan