Ação do Projeto "Luz, Câmera e Movimento" na escola municipal. Foto: Arquivo Pessoal - ACOM/UNITAU

Alunos do Ensino Fundamental discutem estratégias para melhorar qualidade de vida do idoso

Link curto: https://unitau.me/47prV2I

14/11/2023 19h00

Comunidade, Idoso, Luz, Câmera e Movimento, PREX, Extensão

 

No dia 16 de novembro, às 14h30, o projeto de extensão “Luz, Câmera e Movimento”, da Universidade de Taubaté (UNITAU), promove uma roda de conversa sobre a importância da atenção à pessoa idosa. Alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Hildebrando Rocha, de Taubaté, participam do bate-papo com a Profa. Ma. Luciana Cristina Steinle Camargo, do curso de Fisioterapia da UNITAU e especialista no assunto.

A atividade “Saúde em Cena” será realizada no auditório do Museu de Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU) e contará com a participação de idosos. A entrevista será gravada e o material digital editado e distribuído à comunidade escolar, a fim de agregar ainda mais valor à educação em saúde coletiva.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está passando por um processo rápido e abundante de envelhecimento da população. Como consequência, é necessário pensar em novas formas de cuidado e atenção domiciliar para garantir mais qualidade de vida aos idosos tendo em vista que as doenças crônicas nem sempre interrompem as atividades diárias ou a participação social.  

Para aproximar as crianças dessa realidade e proporcionar experiências semelhantes às vivenciadas pelo idosos no cotidiano, os bolsistas do projeto “Luz, Câmera e Movimento” desenvolveram uma série de atividades com os alunos da escola municipal, entre elas simulações de dificuldades visuais e locomotoras.

O projeto também promoveu rodas de conversas para conscientização sobre o tema e para a construção de mapas mentais que estimularam a criação de estratégias para levar orientação aos idosos e à comunidade. Após isso, os jovens desenvolveram conteúdos digitais que foram avaliados por profissionais dessa área. Os materiais serão distribuídos em um local próximo à escola, possibilitando a interação dos estudantes com a população da região.

O Prof. Dr. Renato José Soares, coordenador do projeto de extensão, comenta a importância do envolvimento dos jovens em relação à saúde coletiva. “Quando pensamos em educação e saúde coletiva, vemos uma melhor possibilidade de adequarmos essas ações aos jovens, que estão borbulhando de vontade de novos conhecimentos. Dessa forma, nós vimos que eles podem ser os vetores de mudanças, aos familiares e a comunidade, tanto em curto, médio ou longo prazo”, ressalta o professor.

Sobre o Projeto

O “Luz, Câmera e Movimento” visa estimular a visão crítica sobre temas relevantes à saúde coletiva e propõe ações educacionais aos estudantes da rede pública municipal da cidade por meio de dinâmicas recreativas. As atividades contam com a participação dos universitários bolsistas dos cursos de Fisioterapia, Física, Psicologia, Biologia, Nutrição e Comunicação Social da UNITAU.

Uma dessas atividades é a roda de conversa e entrevista “Saúde em Cena”, realizado nesta quinta, dia 16 de novembro, às 14h30, no MISTAU que fica na Av. Tomé Portes Del Rei, 761, Jardim Ana Emília, Taubaté / SP.

Isabella Bilard

ACOM/UNITAU