(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Universitários de Medicina da UNITAU recebem treinamento sobre ferimento balístico no 5º Batalhão da PM

Link curto: https://unitau.me/49BXloo

14/11/2023 11h08 ⋅ Atualizada em 14/11/2023 11h09

Vestibular de Verão UNITAU 2024, Graduação, Medicina

Na última semana, os universitários do 5º período de Medicina tiveram uma aula sobre Medicina Legal no 5º Batalhão da Polícia Militar (PM). Os estudantes receberam uma palestra sobre como identificar e tratar feridas causadas por armas de fogo, além do protocolo de segurança caso se deparem com uma durante atendimentos médicos.

Ao lidar com situações onde há envolvimento de armamentos, é importante que os médicos tenham conhecimento de que estão lidando com uma situação onde se tem uma prova. O Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior, professor responsável pela disciplina de Medicina Legal e docente do curso de Direito da UNITAU, reforça a importância de ter esse cuidado. “Independentemente de ser um médico legista, é preciso saber que quando o projetil bate na pele existe uma condução (...) isso é muito importante, mas se o médico não tomar o cuidado, ele mesmo pode limpar e perder a prova”.

A universitária Pietra Resende do 5º período de Medicina, comenta sobre a experiência obtida com a aula. “Eu achei incrível! Eu acho que é uma lição muito boa, principalmente para quem está entrando na medicina agora. A gente nunca sabe o que vai enfrentar [no dia a dia de atendimentos médicos], então estar preparado para o que podemos ver é extremamente importante. Essa aula foi extremamente boa para sabermos os diferentes tipos de lesões que podem gerar. Além de como teríamos que lidar com elas e ainda o cuidado de como vamos colocar isso no nosso prontuário. Acho que qualquer tipo de aula que você sai do ambiente de sala de aula, que é um ambiente extremamente teórico e vem para diferentes ambientes faz você ter uma visão mais ampla. A aula aqui no Batalhão foi incrível, foi muito bom para conhecer um pouco mais da polícia de Taubaté e expandir a minha visão”.

A aula de Medicina Legal é a união do campo médico ao jurídico, assim, cooperando na interpretação e na aplicação das leis. A aula ministrada no 5º Batalhão da PM, contou com a explicação dos policias militares sobre como identificar e tratar os ferimentos causados por armas de fogo, visando que os universitários tenham um conhecimento maior sobre como tratar tais ferimentos, além de saber que estão lidando com provas judiciais e a importância de se ter o cuidado ao lidar com elas.

O Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior comenta sobre a importância de se ter aulas práticas. “Os universitários poderem ter esse contato é importante para que eles tenham uma consciência melhor do que estão lidando. Nós queremos que o universitário da UNITAU saia preparado, tanto no âmbito medico quanto no legal. Por isso, que realizamos a parte prática”.

Vestibular de Verão de Medicina 2024

A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a mais antiga da Região Vale do Paraíba e do Litoral Norte. O curso, com mais de 55 anos de existência, proporciona uma fundamentação científica de excelência, bem como a formação humanista e ética, fundamentais para um bom desempenho profissional.

As inscrições para o Vestibular de Verão de Medicina 2024 da UNITAU seguem abertas até o próximo dia 17. A prova, com fase única, será realizada no dia 26 de novembro. Os candidatos poderão concorrer às vagas nos campi de Taubaté e de Caraguatatuba. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse este link.

Ariane Viana