Alunos de Comunicação exercem atividades práticas para aprimoramento técnico e ampliação do networking | Foto: João Rangel/ACOM-UNITAU

Universitários(as) de Comunicação vivenciam a prática da profissão em transmissões ao vivo

Link curto: https://unitau.me/3MD6bIE

14/11/2023 09h48

Oportunidade, ALUNO, Feira de Profissões, CICTED, Bolsa Aprimoramento

Vivenciar a Universidade na sua essência é poder aproveitar todas as oportunidades durante os anos de graduação. Além da pesquisa e da extensão, você, universitário(a), ainda tem a chance de experimentar o seu curso na prática de outra forma: como bolsista aprimoramento. Na UNITAU, universitários(as) de diversas áreas assumem vagas como bolsistas desempenharem funções na própria Universidade, atuando diretamente na organização de grandes eventos, por exemplo, e em outras frentes de trabalho ao lado de professores e profissionais da área.

Essa vivência prepara você, universitário(a) para o mercado de trabalho, aliando ensino e prática para um currículo recheado de experiências diferenciadas. Assim tem sido a rotina da universitária Daiane Marcon Capeleto, que está concluindo o curso Superior Técnico em Design Gráfico e é bolsista aprimoramento na Central de Comunicação da UNITAU, a ACOM. Ao lado de outros colegas, ela atuou na apresentação ao vivo da Feira de Profissões e do XII Cicted, os maiores eventos da UNITAU, pelo portal G1, o maior portal de notícias da região. Além da experiência, Daiane conta que também coleciona boas lembranças desse momento. “Desse dia, carrego comigo a experiência de ter trabalhado com profissionais incríveis, uma equipe maravilhosa e disposta, além do reconhecimento de saber que entendi, na prática, como uma Comunicação eficaz é crucial nesses momentos,” comenta a universitária. “Ser responsável por contar histórias ao vivo foi como plantar uma sementinha dentro de mim que, com toda a certeza, vai crescer em cada área da minha vida, principalmente pessoal e profissional. Me desafiar a enfrentar o típico ‘friozinho na barriga’ e saber como me portar em frente às câmeras me preparou para algo muito maior: o meu futuro como comunicadora”, completou Daiane.

Para que tudo funcionasse diante das câmeras, uma mobilização também foi necessária por trás delas. O bom resultado visto pelo público é fruto de um bom trabalho de produção, função que a Isabella Bilard, universitária do primeiro ano de Jornalismo e bolsista aprimoramento na ACOM, desempenhou durante a transmissão ao vivo do XII Cicted para o portal G1. “Não é só uma experiência profissional, mas também uma experiência de vida, por estar comunicando com outras pessoas. Foi bem bacana”, conta Isabella, que também aprendeu na prática a como lidar com imprevistos. “Eu me preparei antes: fiz anotações, li e reli o roteiro várias vezes, mas também é uma questão de lidar com pessoas diferentes, então você precisa ter maneiras diferentes de conversar, ter mais empatia”, destaca a universitária. Sua colega de trabalho na produção e também bolsista aprimoramento na ACOM, Ariane Maiara Viana, que cursa o primeiro semestre do curso Superior Técnico em Produção Audiovisual, também comentou como lidou com os imprevistos na transmissão. “Acho que o fundamental foi ter o preparo e a orientação antes [da transmissão]. Entrar em contato com as fontes, entendê-las e ter a certeza de que estariam no local combinado para a entrevista, trouxe uma segurança maior. Então acho que estarmos a par do roteiro foi a chave para dar tudo certo, já que sabíamos como lidar e seguir com as situações”, pontua Ariane.

Para além dos muros da Universidade

As transmissões foram coordenadas pela Central de Comunicação (ACOM), em parceria com a TV UNITAU e com a equipe do portal G1. Ao todo, foram quatro profissionais envolvidos na supervisão e oito universitários, que são bolsistas aprimoramento e tiveram a experiência de conduzir a difusão do conhecimento, das oportunidades para vestibulandos e de ciência para a audiência regional. Esse trabalho, portanto, gera visibilidade para a qualidade da formação dos futuros comunicadores, ampliando as chances de atuação no mercado de trabalho a partir dessa experiência ainda durante a graduação.

Os cursos de Comunicação estão com inscrições abertas no Vestibular de Verão e contam, ainda, com uma novidade: o Superior Técnico em Mídias Sociais Digitais.

Sobre a Bolsa Aprimoramento

Você, universitário(a), que gostaria de uma experiência única e repleta de conhecimentos para a sua formação acadêmica e profissional, a Bolsa Aprimoramento pode ser a sua aliada para ampliar o seu networking e a sua visão sobre a profissão. As atividades previstas para o(a) bolsista não são obrigatórias na estrutura curricular do curso de graduação, mas elevam o nível da sua formação com o benefício de um desconto de R$500,00 nas mensalidades de fevereiro a junho e de agosto a dezembro.

Para usufruir da Bolsa Aprimoramento, você precisa ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no semestre letivo em curso presencial, não ter pendências financeiras com a Universidade, além de não ter FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou qualquer tipo de benefício e/ou financiamento. Clique aqui para saber todas as condições. Para se inscrever na Bolsa Aprimoramento, clique aqui.

Compromisso com o ensino. Universidade do futuro, UNITAU.

*Colaborou Geovana Petrucelli