Campus da UNITAU em Caraguatatuba. Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

UNITAU se consolida no Litoral Norte com quarta turma de Medicina e cursos de mestrado

Link curto: https://unitau.me/478hAbp

10/11/2023 11h33 ⋅ Atualizada em 10/11/2023 13h56

Medicina, Pós-graduação, Caraguatatuba, Ciências da Saúde, Planejamento e Desenvolvimento Regional, Graduação

O processo seletivo do Vestibular de Verão 2024 da Universidade de Taubaté (UNITAU), que oferece 120 vagas para o curso de Medicina, 60 delas no campus Caraguá, entrou na reta final. As inscrições encerram na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro. Os aprovados na prova presencial, que acontece em fase única no dia 26 de novembro, em Taubaté, devem integrar a quarta turma de graduação em Medicina no Litoral Norte.

Em operação desde agosto de 2022, o campus da UNITAU em Caraguatatuba conta, atualmente, com 180 universitários matriculados no curso de Medicina. Outros 60 futuros médicos devem ingressar na Universidade em fevereiro de 2024. À ocasião da abertura do processo seletivo, em setembro deste ano (2023), a UNITAU divulgou mudanças no exame para o curso de Medicina, agora realizado em uma única fase.

“A Universidade recebe muitos vestibulandos de outras cidades e até de outros estados. A proposta de oferecer a prova em um único dia nasceu do objetivo de oferecer mais conforto e praticidade para os candidatos, especialmente aqueles que são de fora”, afirma a Pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Mayra Cecília Dellú.

A prova presencial, que acontece no fim deste mês, será composta por 60 questões objetivas mais uma redação. Além das 60 vagas oferecidas no campus Caraguá, instalado em prédio anexo ao shopping Serramar, há outras 60 vagas para o campus do Bom Conselho, em Taubaté.

“O curso de Medicina da UNITAU é muito tradicional, foi inaugurado em 1967, e desde então formamos profissionais altamente qualificados. Em Caraguá, por meio de convênios, nossos alunos podem desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em diversos equipamentos de saúde da Prefeitura e na Casa de Saúde Stella Maris, por exemplo. Isso garante uma formação completa e diferenciada para os universitários”, afirma a Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

Campus Caraguá inaugura cursos de Mestrado

Após um ano de funcionamento do campus Caraguatatuba, a Universidade de Taubaté anunciou a abertura de dois cursos de Mestrado na unidade: um em Ciências da Saúde e outro em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Ambos já são tradicionais e consolidados em Taubaté.

“A oferta de um programa stricto sensu para formação de mestres, no campus Caraguá, fortalece também a graduação, por oportunizar o contato entre alunos de graduação e pós-graduação. A oferta de Mestrado e Doutorado evidencia o diferencial de uma universidade, que além de formar profissionais, é também produtora de conhecimento científico. A UNITAU se destaca em todos os níveis de formação: Educação básica, Técnica, Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado”, destaca a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.

A Pró-reitora afirma que o Mestrado tem como foco a formação de pesquisadores e, ao ofertar um mestrado no Litoral Norte, profissionais que atuam na região serão instrumentalizados para a produção científica e desenvolverão pesquisas sobre as demandas e questões regionais.

“Isso resultará na produção de informações e conhecimento sobre a realidade local, e os futuros mestres serão multiplicadores desse conhecimento em suas práticas profissionais e áreas de atuação. Além disso, um mestrado habilita os alunos para a docência na educação superior, o que amplia as possibilidades de atuação profissional dos futuros mestres”, completa.

UNITAU - Campus Caraguá

Avenida José Herculano, 1086 - Shopping Serramar

Informações sobre o Vestibular Verão 2024: unitau.br/medicina/

Para saber sobre os cursos de mestrado e doutorado acesse: unitau.br/pos-graduacao