Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Dicas para se dar bem nas provas oficiais do segundo semestre

Link curto: https://unitau.me/3QQrXLg

10/11/2023 09h30 ⋅ Atualizada em 16/11/2023 16h54

Dicas, Estudos, Graduação, Rematrícula, ALUNO

O fim do semestre vai chegando e com ele o período de avaliações principais para você, universitário(a) da graduação presencial. As provas serão aplicadas a partir do dia 21 de novembro e é natural sentir um certo cansaço, mas fique tranquilo(a)! Reunimos algumas dicas para você se dar bem nesse desafio e poder curtir as tão merecidas férias sem pendências.

Organização é a chave: Tudo que você precisa saber, você já sabe. Agora, procure aproveitar seu tempo para atualizar e revisar materias, principalmente aquelas em que você sente alguma dúvida ou insegurança. Faça uma lista de tudo que precisa estudar, organize um cronograma que funcione na sua rotina e aproveite um lugar tranquilo na sua casa ou na própria Universidade para tirar esse momento para os estudos.

‘Match’ de estudos: Agora, se estudar sozinho(a) não é sua ‘vibe’, que tal organizar um grupo de estudos na biblioteca, nas salas de estudo ou áreas de convivência? Revisar a matéria com os amigos pode ser uma boa chance de aprender juntos e identificar pontos comuns de dúvidas. Assim, vocês podem pedir ajuda para o professor ou até mesmo revisitar algum conteúdo que esteja faltando por aí.

Use seu próprio método: Mapa mental, resumos, ler em voz alta… Cada um tem um jeito de memorizar melhor o conteúdo estudado. Tem gente até que aposta em playlists relaxantes, como aquelas Lo-Fi que você encontra aos montes pelo YouTube. O importante mesmo é fazer o que funciona para você e, assim, sentir-se seguro(a) sobre o que precisa saber para arrasar nas provas. Evite distrações, como mexer no celular enquanto estuda. Quem sabe, usar o aparelho como cronômetro e estabelecer metas de tempo, tanto para o foco e quanto para intervalos, possa ajudar você a ter ainda mais concentração. Que tal começar colocando 30 minutos de estudo e 10 minutos de pausa para fazer carinho no seu pet ou tomar um café?

Equilibre: Lidar bem com os momentos de foco e com os momentos de lazer é fundamental para fazer um bom trabalho nas avaliações. Lembrando que até lá, teremos dois feriados: no dia 15 de novembro, quarta-feira, e outro no dia 20 de novembro, segunda-feira. Que tal planejar uma viagem, um dia de lazer ao ar livre, ou até mesmo, se for adepto(a), praticar atividade física enquanto ouve a sua playlist preferida? O importante mesmo é ter tempo de qualidade sozinho(a) e/ou com os seus amigos e familiares.

No dia da prova: Você já chegou até aqui e esse desafio já está vencido. Agora, é só focar no que você já estudou e, claro, sem deixar de lado alguns cuidados básicos. Alimente-se bem, hidrate-se e cuide da sua saúde física e mental para entregar o seu melhor nas avaliações. Boas provas!

Ah, antes, um lembrete importante para a sua agenda: o período para rematrícula é de 2 a 31 de janeiro. Organize-se para continuar realizando o seu sonho em 2024!

Compromisso com você. Universidade do Futuro, UNITAU.