Exposição de pinturas do PAIE no Departamento de Ciências Sociais. Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Projeto de Extensão da UNITAU promove exposição de pinturas aberta ao público

Link curto: https://unitau.me/472k62R

08/11/2023 18h04 ⋅ Atualizada em 08/11/2023 18h08

Arte, PREX, Cultura, PAIE, Extensão

Nos dias 9, 10, 13 e 14 de novembro, o Projeto de Extensão “Programa de Atendimento Integral ao Envelhecimento” (PAIE), da Universidade de Taubaté (UNITAU), realiza uma mostra de pinturas dos participantes no Departamento de Ciências Sociais, Letras e Pedagogia.

A atividade é aberta ao público, que pode fazer a visitação das 14h às 22h. A exposição busca aproximar e facilitar trocas entre gerações distintas, além de promover o comprometimento da instituição com a qualidade de vida da comunidade regional.

A exposição acontece anualmente e passa por vários Departamentos da UNITAU. Em 2021, por exemplo, a mostra foi realizada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Neste ano, mais de 20 idosos apresentam suas artes.

A professora do curso de pintura, Sueli Marcon, explica a ideia da exposição. “Queremos que ela seja itinerante, cada época fique em um Departamento. É satisfatório estar em um ambiente com exposição de quadros, por isso nós fazemos essa atividade como fechamento do curso, para que outras pessoas possam ver as obras feitas pela turma.”

As aulas de pinturas e a exposição dos quadros é um fator muito positivo na vida dos alunos participantes do PAIE. Segundo a professora Sueli Marcon, o curso de pintura ajuda na saúde mental e física dos idosos.

“A pintura é a ligação da arte com a vida. Criar e mostrar as coisas bonitas, influencia positivamente na coordenação motora, função cognitiva e autoestima deles. Eles esquecem dos problemas, é muito terapêutico, além de ser bom para a família que vai visitar a exposição e pode ver o que eles estão produzindo.”

O curso de pintura do PAIE acontece toda quinta-feira, das 14h às 16h, no campus Bom Conselho. Para conhecer um pouco mais sobre o programa, acesse este link.

O Departamento de Ciências Sociais, Letras e Pedagogia da UNITAU fica na Rua Visconde do Rio Branco, 22 – Centro. Visitação das 14h às 22h

Letícia Botan