Foto: Reprodução - Imprensa - Câmara Municipal de Taubaté

Professores da UNITAU participam de mesa sobre planejamento urbano integrado no E-Plan Taubaté 400

Link curto: https://unitau.me/3QrdB2v

07/11/2023 11h48 ⋅ Atualizada em 07/11/2023 11h48

Pós-graduação, Planejamento e Desenvolvimento Regional, Gestão e Desenvolvimento Regional, Doutorado, Mestrado

Seca extrema na Amazônia. Enchentes no sul do país. Diante do desequilíbrio ambiental e dos eventos climáticos extremos enfrentados na contemporaneidade, preservar, apenas, não é mais suficiente. “A regeneração se tornou um imperativo inadiável que precisa ser debatido.”

É com esse propósito que professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) participam da mesa redonda “Planejamento Urbano Integrado” no 1° E-Plan – Taubaté 400, nesta terça-feira, dia 7, às 14h. O evento promovido pela prefeitura, sediado pelo Departamento de Arquitetura da UNITAU, discute os desafios e soluções para a cidade até 2045, quando o município completará 400 anos.

Mediador da mesa, o Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos, explica que planejar é integrar diferentes demandas a partir de pontos comuns, acordados com todos os sujeitos envolvidos, direta e indiretamente. Neste caso, a administração ou governança e os cidadãos.

“Integrar saúde, educação, lazer, cultura e esporte [entre outras áreas] é a forma de administrar e cumprir as atribuições dos poderes, principalmente do poder executivo, que é aquele que coloca em prática aquilo que é desejado pelos munícipes e expresso pelos vereadores”, explica o professor.

Para planejar o futuro, no entanto, é fundamental olhar para o legado deixado pelas gerações anteriores, considerando as atividades que estão diretamente vinculadas à preservação do patrimônio cultural, como o turismo, o lazer, a educação e a cultura.

“O patrimônio é uma dimensão fundamental da identidade dos moradores de um bairro, de uma cidade ou de uma região. A questão do pertencimento também está diretamente ligada à preservação do patrimônio cultural, seja ele físico, imaterial ou natural. E isso tudo faz parte desse grande legado a ser administrado pelas gerações do presente, pensando nas gerações do futuro e na questão da sustentabilidade”, destaca o Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos.

Integrante da mesa “Planejamento Urbano Integrado”, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, vai discorrer sobre “City Branding”, ferramenta de marketing usada para dar mais visibilidade às estratégias de desenvolvimento de uma cidade, por meio da criação de uma marca que reflita as especificidades do município. Ela explica que essa marca, ao ser direcionada para públicos diversos, dentre os quais munícipes, visitantes, turistas e investidores, pode fortalecer o sentimento de pertença e a identidade do município.

“É fundamental que o City Branding esteja articulado com os planos de desenvolvimento do município, baseado em um diagnóstico amplo e sistêmico das características do patrimônio desse município, considerando os aspectos ambiental, produtivo, social, cultural, humano e intelectual e institucional”, afirma a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU.

Para conferir a mesa, acesse esse link e acompanhe a transmissão pela TV UNITAU.

Sobre o 1° E-Plan – Taubaté 400

O evento 1° E-Plan – Taubaté 400, sediado pelo Departamento de Arquitetura da UNITAU e pelo Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté, segue até dia 10 de novembro com palestras, rodas de conversas e mais.

O E-Plan apresenta temáticas do Plano Diretor e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de três eixos: cidades inteligentes e humanas; planejamento integrado e mudanças climáticas; e ações para o desenvolvimento sustentável.

City Branding e os cursos de pós-graduação

O City Branding é uma das temáticas abordadas na Linha de Pesquisa 3 do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté, “Avaliação e Políticas de Desenvolvimento Regional”. Para saber mais sobre esse e outros cursos de mestrado e doutorado da UNITAU, acesse este link.

Isabella Bilard