Universitários, egressos e funcionários do Departamento de Comunicação da UNITAU celebram os novos tempo | Foto: João Rangel/ACOM-UNITAU

Universitários convidam egressos do Departamento de Comunicação para festa em celebração aos novos tempos

Link curto: https://unitau.me/473dGAw

07/11/2023 11h37 ⋅ Atualizada em 07/11/2023 13h30

Comunicação Social, Gestão e Negócios, Inovação, Vestibular 2023, Egresso, ALUNO, Professor

Os universitários do Departamento de Comunicação Social já celebram o início de um novo ciclo que está prestes a começar. A um passo dos 45 anos de história, os cursos receberão uma nova casa e, em 2024, iniciarão um novo capítulo repleto de inovação e transformação no Departamento de Gestão e Negócios, que será rebatizado como Departamento de Comunicação e Negócios.

Por considerar o Departamento de Comunicação Social o palco principal para inúmeras histórias de realização pessoal, profissional e acadêmica, o Centro Acadêmico da Comunicação Social (CACO) organizou um grande reencontro de gerações no próprio Departamento. O evento acontecerá na próxima terça-feira, 14 de novembro, a partir das 19h, para a despedida dos grafites que enfeitam as paredes da memória dos comunicadores formados pela UNITAU e que hoje ocupam espaços de sucesso no mercado de trabalho nacional e internacional. Os ingressos são gratuitos e limitados.

“A iniciativa surgiu como uma forma de se despedir de um prédio tão querido por nós e ficamos realizados em impactar tantos egressos e profissionais atuantes no mercado”, comenta Luana França, universitária do curso de Publicidade e Propaganda e presidente do Centro Acadêmico e uma das organizadoras do evento. A ocasião é um momento de festa, mas também mira as possibilidades de networking e de diálogo entre Universidade e mercado de trabalho que se abrem a partir desse relacionamento com os egressos. “Esperamos que essa troca e a sensação de irmandade continuem. Muitos profissionais já abrem oportunidades para os alunos e por isso é tão importante frisar essa parceira”, completa a universitária. Ao lado dela, outros colegas ajudaram a formatar o encontro, que marca uma nova etapa para os cursos de Comunicaçao Social.

Programação

O evento é gratuito e se concretiza também como uma ação solidária visto que, na entrada, todos os inscritos poderão contribuir com alimentos e produtos de higiene em prol da Casa Irmãos de Francisco, de Taubaté. A programação contará com um tour guiado pelas dependências do Departamento, que se tornará, nesta ocasião, um “mini-museu” com a exposição de trabalhos de egressos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Na parte externa, os universitários, egressos e funcionários poderão confraternizar ao som do grupo Bandlokos, formado por egressos do Departamento, além de desfrutar de cardápios diversos e participar de sorteios de brindes. A programação completa pode ser conferida no perfil do Centro Acadêmico no Instagram.

Ano novo, casa nova e projetos novos

A integração entre os cursos de Comunicação e de Gestão e Negócios já ocorre desde o primeiro semestre deste ano. Isso porque a tradicional Feira de Oportunidades foi organizada pelos universitários dos respectivos cursos que, agora, dividirão ‘a casa’ e, futuramente, os projetos, as pesquisas e demais atividades. Durante o evento, universitários, docentes, egressos e funcionários terão um ‘spoiler’ da arquitetura do novo Departamento, que promete ter ‘a vibe’ dos ‘comuniquers’, além de acessibilidade, laboratórios e um novo espaço para a tradicional Agência de Comunicação Integrada (ACI). A mudança, porém, vai além da estrutura física, pois reflete também o alinhamento da proposta pedagógica dos cursos com as demandas sociais da atualidade, o que prepara cada vez mais os futuros profissionais para o mercado de trabalho.

“Hoje o mercado aponta para a Comunicação como negócio. Ela é cada vez mais importante para empresas de todos os setores como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de negócios. Esse é ponto principal da mudança”, explica o Prof. Me. Maurílio Láua, Diretor do Departamento de Comunicação, que enfatiza a nova proposta como um aprofundamento na vertente de negócios, habilidade tão solicitada aos profissionais de Comunicação na atualidade.

Os novos tempos estão só começando, visto que junto com a mudança, além dos calouros do cursos que já são tradicionais, o Departamento também receberá, no ano que vem, os ingressantes do curso Técnico Superior em Mídias Sociais Digitais, que está com inscrições abertas neste Vestibular de Verão. “Os cursos que foram alterados ou criados são totalmente novos. Não só nas disciplinas, mas no funcionamento, na sua estrutura. Isso será facilmente percebido, pois tudo será novo”, comenta o diretor.

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.