Foto: Patrícia Marinho - ACOM/UNITAU

Novembro Azul: estudantes de Medicina do campus Caraguá apoiam caminhada beneficente pela saúde do homem

Link curto: https://unitau.me/49bQzFD

01/11/2023 08h22 ⋅ Atualizada em 01/11/2023 08h39

Novembro Azul, Liga de Urologia, Extensão, Medicina, Caraguatatuba

Para marcar o início do mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o  “Novembro Azul”, a Liga Acadêmica de Urologia (LIU) dos estudantes de Medicina do campus Caraguatatuba da Universidade de Taubaté (UNITAU) apoia a “3ª Caminhada beneficente pela saúde do homem”. O evento está marcado para o próximo sábado, dia 4 de novembro, às 8h30, com trajeto pela orla da Praia do Centro de Caraguatatuba.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas, apesar do alto risco, o acompanhamento médico frequente – que possibilita um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura – é pouco comum entre os cidadãos.

Diante disso, os ligantes da LIU estabeleceram uma parceria com a Uroproct, uma clínica médica de Urologia – especialidade da Medicina responsável pelo cuidado do sistema urinário e reprodutor humano – referência no Litoral Norte, a fim de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde masculina.

Para tanto, a Liga apoia a clínica médica que promove a terceira edição da “Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem”. O evento contará com a participação ativa dos estudantes de Medicina da UNITAU, que, ao longo do encontro, conscientizarão os participantes sobre a importância do acompanhamento médico regular e dos exames preventivos, e tirarão dúvidas a respeito do tema.

O presidente da Liga Acadêmica de Urologia de Caraguatatuba e estudante do 3º semestre de Medicina da UNITAU, Matheus Serrat, compartilha a importância da iniciativa tomada pelo grupo. “É importante que os universitários tenham contato com a comunidade para terem conhecimento das causas que permeiam a sociedade em torno da Universidade. Nós [acadêmicos de Medicina], como futuros promotores da Saúde, precisamos estar inseridos na sociedade, a fim de escolher assertivamente as campanhas de conscientização para conseguir apoiar o poder público local nas soluções dos problemas que atingem os cidadãos. Além disso, aplicar, de maneira prática, os conhecimentos que adquirimos dentro da sala de aula é fundamental para a fixação dos conteúdos e, principalmente, para trazer benefícios para a população”.

A Caminhada será realizada neste sábado (4), na orla da Praia do Centro de Caraguatatuba. O percurso tem início no Quiosque 36, às 8h30, rumo ao Mirante do Camaroeiro, totalizando 5km de extensão.

Para se inscreverem, os interessados devem comparecer presencialmente na Clínica Uroproct, localizada na Rua Rodrigues Alves, 80 – Indaiá –, em Caraguatatuba, até esta sexta-feira (3). Para a efetivação da inscrição, é necessário doar dois quilos de alimentos não perecíveis, com exceção de sal e açúcar. Os produtos arrecadados serão doados à Casa Beija-Flor.

Para mais informações sobre a Caminhada, acesse este link. Acompanhe os próximos passos da LIU aqui.

Vestibular de Medicina de Verão 2024

As inscrições para o Vestibular de Verão de Medicina 2024 da UNITAU estão abertas até dia 17 de novembro. A prova, com fase única, será realizada no dia 26 de novembro. Os candidatos poderão concorrer às 120 vagas nos campi de Taubaté e de Cararaguatatuba. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse este link.

A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a mais antiga da Região Vale do Paraíba e do Litoral Norte. O curso, com cerca de 55 anos de existência, proporciona uma fundamentação científica de excelência bem como a formação humanística e ética, fundamentais para um bom desempenho profissional.

Ana Patrícia Marinho