Estudantes da UNITAU têm oportunidade para cursar disciplinas em IES parceiras pelo Programa de Mobilidade Nacional da ABRUEM | Foto: Leonardo Oliveir

Mobilidade acadêmica nacional é oportunidade para aprimorar o currículo ainda na graduação

Link curto: https://unitau.me/479WF7I

27/10/2023 17h50 ⋅ Atualizada em 30/10/2023 15h36

Graduação, Aluno, Oportunidade, Programa de Mobilidade Nacional

Uma das maiores vantagens de escolher uma Universidade para realizar o seu sonho são as inúmeras possibilidades que você pode aproveitar durante o curso, seja na pesquisa, na extensão ou nos programas focados no seu aprimoramento acadêmico e profissional. Uma delas é o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional ABRUEM, que permite que você faça disciplinas da sua área em instituições parceiras e ainda conheça novas linhas de estudo da sua área de atuação sem precisar abrir mão da sua graduação na UNITAU. Lembrando que o programa oferece as disciplinas na modalidade presencial, ou seja, também é uma chance para você conhecer novas pessoas em uma nova cidade.

Gostou da ideia? Então você pode escolher uma das 17 instituições de Ensino Superior municipais e estaduais parceiras da UNITAU pela Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais, que oferecem as vagas em diversas disciplinas para você, universitário(a). Clique aqui para conferir o edital completo e inscreva-se até 11 de novembro.

Para participar, é necessário seguir alguns passos:
1. Ler o edital completo e verificar a instituição de interesse;
2. Consultar a instituição de interesse sobre o plano de disciplinas, via e-mail;
3. Preencher o plano de estudos. Nessa parte, consulte o coordenador do seu curso para saber quais são as disciplinas compatíveis;
4. Enviar o plano de estudos preenchido para assinatura da Pró-reitoria Estudantil via e-mail pre@unitau.br;
5. Depois da devolutiva, encaminhar o plano de estudos preenchido e assinado para a instituição de interesse;
6. Agora é só aguardar o retorno e seguir as instruções da instituição de interesse.

Oportunidade

O Ministério da Educação (MEC) estima que, em 2022, o número de estudantes que optaram por essa modalidade de aprimoramento cresceu 20% em relação aos anos anteriores. Os cursos que mais participam desse tipo de programa, ainda segundo o MEC, são Direito, Engenharia e Medicina, mas se você estuda outras áreas, também pode e deve aproveitar a oportunidade. “Participar de um Programa de Mobilidade Nacional é uma excelente oportunidade para o estudante de graduação ter novas vivências e experiências. É explorar um novo ambiente acadêmico e social”, comenta Profa. Ma. Mariana Gardin, coordenadora do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Pró-reitoria Estudantil, que destaca que a chance amplia os horizontes acadêmicos e profissionais. “Em relação aos estudos, é uma vivência de diferentes métodos pedagógicos e didáticos, bem como o aluno poderá participar de atividades estudantis complementares e, ainda, adentrar em projetos de extensão e de pesquisa de outra instituição de ensino. Já no contexto social será uma oportunidade de conhecer outros costumes regionais, conhecer novas pessoas e estabelecer novos vínculos profissionais”, completa a professora.

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.