Solar da Viscondessa, um dos patrimônios apresentados na Caminhada Histórica. Foto: Andre Leite - ACOM/UNITAU

Estudantes do Colégio UNITAU participam de Caminhada Histórica pelo Patrimônio de Taubaté

Link curto: https://unitau.me/3Qv023s

26/10/2023 11h08 ⋅ Atualizada em 27/10/2023 12h07

Educação patrimonial, A cultura que vale, Patrimônio histórico, História, Extensão

Os estudantes do 1° ano do Ensino Médio do Colégio UNITAU, Escola de Aplicação Doutor Alfredo José Balbi, participam da “Caminhada Histórica pelo Patrimônio de Taubaté” nos dias 30 e 31 de outubro. A atividade promovida pelos projetos Educação Patrimonial e A Cultura que Vale, da Universidade de Taubaté (UNITAU), será guiada por universitários do curso de História, com monitoria do Prof.  Marins Castilho Leite e da Profa. Dra. Rachel Abdala.

A Caminhada Histórica passará por patrimônios como o Solar da Viscondessa do Tremembé, a Vila Santo Aleixo, a Igreja e a Praça Santa Terezinha e a Casas Pias. Nessa última, a visita será feita apenas na parte externa do prédio. Segundo a professora Dra. Rachel Abdala, que coordena a Caminha Histórica, todos os prédios merecem destaque porque cada um tem uma especificidade. A Vila Santo Aleixo, por exemplo, passa por restauro, uma oportunidade de os alunos entenderem como funciona o processo.

“Já o Solar da Viscondessa é um prédio da Universidade, sede da Pró-reitoria de Extensão, então, o destaque acontece pela ocupação que o prédio teve. E todos são bens tombados porque eles têm uma importância significativa para a população e para a História”, afirma a Profa.

Ainda segundo a coordenadora da Caminhada, os objetivos do evento são múltiplos. Para os universitários, é muito importante para a curricularização deles, pois a atividade promoverá uma experiência.

Parte externa da Vila Santo Aleixo                                    Uma das salas da Vila Santo Aleixo

“Até porque, quem está realizando o projeto são eles [os universitários], estou apenas monitorando. Quanto aos alunos do Colégio, eles irão conhecer os patrimônios da cidade, algo essencial, pois ninguém ama aquilo que não conhece e, por sua vez, ninguém protege aquilo que não ama”, afirma a Profa.

Atividade também é uma forma de promover a integração entre os alunos do Colégio e os universitários, aproximando os estudantes do Ensino Médio do ambiente de conhecimento da Universidade. O professor da disciplina de História do Colégio UNITAU, Marins Castilho Leite, reforça a importância do ensino tanto dentro quanto fora da sala de aula.

“O aprendizado prático e teórico são complementares, por meio desse evento, buscaremos encontrar uma significação prática e concreta daquilo que é estudado em sala de aula. Vamos mostrar para esses alunos, que vêm de vários pontos de Taubaté e até de outros municípios, o quão rica é a história da cidade, do Vale do Paraíba. E, ao mesmo tempo, mostrar qual é a importância deles como cidadãos atuantes da sociedade”.

Caminhada pelo Patrimônio Histórico de Taubaté

Os projetos Educação Patrimonial e A Cultura que Vale, da UNITAU, devem realizar novas edições da Caminhada Histórica para outros públicos posteriormente. Em agosto, uma edição do evento aberta ao público levou os participantes para conhecerem detalhes da história da Capela Nossa Senhora do Pilar, do Solar da Viscondessa do Tremembé, da Vila Santo Aleixo e da Estação Ferroviária de Taubaté que também está em processo de restauro. Confira fotos e detalhes da caminhada aqui!

Elifas Magalhães
ACOM UNITAU