Evento discute práticas sustentáveis em alinhamento com os ODS (Foto: Ariane Viana/ACOM UNITAU)

UNITAU marca presença no Encontro Ambiental do Vale do Paraíba

Link curto: https://unitau.me/3FwUcIz

25/10/2023 10h10 ⋅ Atualizada em 25/10/2023 10h12

UNITAU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agronomia

Com foco em estimular a construção de uma sociedade sustentável e justa, a Universidade de Taubaté (UNITAU) está apoiando o Encontro Ambiental do Vale do Paraíba, o Eco Vale. O evento, que acontece até esta quinta-feira (26), é organizado pela Federação Nacional dos Engenheiros e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e tem como objetivo reunir estudantes e profissionais.

De acordo com os organizadores, o Encontro também servirá como meio de busca de soluções para a preservação ambiental e a superação das desigualdades no Brasil. As ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que incluem a redução das desigualdades (ODS 10) e cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11).

O docente do curso de Agronomia da UNITAU e palestrante do Eco Vale, Prof. Dr. Paulo Fortes Neto, explica que a ação cria formas de repensar a sociedade de forma justa e benéfica para as próximas gerações.  “Atualmente, as atividades produtivas e econômicas responsáveis pelo fornecimentos diários de energia, água, minerais, fibras e alimentos para atender as necessidades humanas precisam estar pautadas em modelos tecnologicamente mais sustentáveis, pois os recursos disponíveis para manter estas atividades são finitos e a natureza não consegue repor o estoque que foi retirado num curto espaço de tempo”, ressalta.

Entre os temas debatidos no evento estão: energia solar e sua participação na matriz energética brasileira, o desempenho das cidades para atingir os ODS’s, importância ambiental do gás natural e a valorização dos resíduos.

O Eco Vale acontece no Tangaroa Garden localizado na avenida Dom Pedro I, 7727, em Taubaté.