XII Cicted estimula a produção científica em todas as idades e a partir de diferentes visões de mundo | Foto: Ana Klopfer/ACOM-UNITAU

XII Cicted: observar o mundo e produzir ciência para o Desenvolvimento Sustentável

Link curto: https://unitau.me/48ZxWEC

25/10/2023 09h04

ENIC, Podcast, Egresso, ALUNO, ciência, Pesquisa, Congresso, CICTED

 

Ao fim da década de 1980, nascia o grupo Racionais MC's, um dos expoentes do rap brasileiro com letras combativas e melodia intensa como forma de retratar e questionar as realidades das periferias de São Paulo. Foi esse o olhar que o estudante do 1º ano do Ensino Médio do SESI de Taubaté, Cauan Simão de Abreu, trouxe para a Tenda Floresta do Conhecimento, durante o ENIC Teens, no XII Congresso de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento, o Cicted. Com o livro “Sobrevivendo ao Inferno” em mãos, lançado em 2018 pelo grupo como uma extensão do álbum que leva o mesmo nome, o jovem pesquisador explicava, com música, literatura e dados, sobre as mazelas da violência urbana e policial contra a população negra e periférica que persistem ainda na atualidade.

“Sendo bem sincero, surgiu porque eu gosto muito do Racionais. O que eles cantam é algo de se admirar, porque infelizmente é algo que a sociedade e o próprio Estado deixam de lado”, responde Cauan ao ser questionado sobre as motivações para o rap em sua primeira experiência na pesquisa. “A maior lição que eu tirei desse trabalho foi a capacidade de análise, porque geralmente as pessoas escutam Racionais pela batida, pela moda, mas ao analisar a letra que eles cantam, a gente percebe a realidade que não é passada na televisão”, explica o estudante, que apresentou o trabalho dele alinhado com a meta número 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que prevê “Paz, justiça e instituições eficazes”.

Ao lado dele, outros pesquisadores também trouxeram suas diferentes visões de mundo para o Congresso. Assim, fizemos do Departamento de Gestão e Negócios (GEN) e do Colégio UNITAU o palco do maior Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento da história. Mais de 1,7 mil trabalhos foram apresentados no Cicted deste ano, que reuniu quase 7 mil pessoas em torno da aplicação das ciências básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Assim como Cauã teve o ‘match’ científico com o tema, Giovana Castilho e Lavínia Miranda decidiram unir paixões e desenvolver uma pesquisa visando uma energia limpa e sustentável. Somaram a amizade e os conhecimentos em Engenharia Aeronáutica e em Engenharia Elétrica, respectivamente, e projetaram um protótipo de estação de energia eólica feita com bioplásticos e com um novo formato de hélice que promete uma maior capacidade de captação dos ventos e, assim, uma maior produção de energia limpa.

“O material geralmente usado é a fibra de carbono, que além ter alto custo, demora muito para se decompor. Por isso, pensamos em modificar o material da pá [parte da hélice da estação, que gira conforme o contato com o vento], que seja algo mais leve e não agrida tanto o meio ambiente”, explica Lavínia, que levou em consideração não só os impactos ambientais, mas também os econômicos para a produção e para a vida financeira das famílias brasileiras. “Eu acredito que a Engenharia é muito mais do que a gente acha que é”, completa Giovana, que enfatiza que a pesquisa desenvolvida com Lavínia é a aplicação da teoria na prática para melhorar a vida das pessoas. “Eu consigo interligar muito o que eu estou pesquisando, que é a vida real, com o que eu estou estudando [nas disciplinas]”, observa a universitária.

As 12 categorias do Congresso e os eventos paralelos, como palestras e oficinas , reuniram estudantes e pesquisadores de todas as idades, do ensino infantil à pós-graduação, que desenvolveram pesquisas, debates, reflexões em diversas áreas de atuação. Apesar de áreas de conhecimento diferentes, os olhares estiveram direcionados a um chamamento global: os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Egressos no XII Cicted

O Congresso foi também o palco de encontros e reencontros. Durante os três dias de evento, a programação contou com pessoas que viveram bons momentos por aqui, como também fazem parte de capítulos valiosos de uma história que é escrita há quase 50 anos na UNITAU. Ao longo desse período, formaram-se profissionais de excelência, que fazem a diferença não só no mercado de trabalho, como também no Congresso, por meio de palestras e oficinas ou até mesmo apresentandopesquisas e na organização do evento.

Vanessa Gonçalves retornou para a UNITAU durante o Cicted, agora como professora, e trouxe as alunas para o Encontro de Iniciação Científica. Por aqui, relembrou os melhores momentos enquanto universitária no curso de Biologia com uma pitada de nostalgia dos tempos de curso técnico do Colégio UNITAU. “ Foi uma época muito legal. Voltar e olhar para tudo é uma recordação muito boa, eu sempre gosto de estar aqui e de relembrar as coisas boas que eu vivi e aprendi, e também dos professores que eu conheci, que são excelentes, que eu sinto saudades e que me inspiraram a continuar”, comenta a professora, que destaca as aulas práticas como as melhores lembranças do curso.

Assim como ela, o professor Adriel Vieira de Araújo retornou para a Universidade com os alunos do 9º ano. Há dez anos atrás, ele estava neste mesmo lugar, apresentando sua pesquisa realizada em um trabalho de campo em Petrópolis, e destaca que a sua formação em História na UNITAU teve grande influência nos projetos apresentados pela sua turma no XII Cicted sobre patrimônio e literatura. “Eu apresentei em 2013 um trabalho de campo e agora os meus alunos estão apresentando [os projetos]. É um orgulho muito grande vê-los aqui”, disse em entrevista ao podcast Pod Fazer Ciência. “Dez anos depois, eu levo os meus alunos para passarem pelos lugares onde eu passei, mas com olhares diferentes”, comenta. Para ouvir a entrevista completa e os demais episódios gravados durante o XII Cicted, clique aqui.

Para recordar as melhores lembranças do maior Cicted de todos os tempos, confira o álbum completo com as fotos oficiais do evento clicando aqui.

Premiação

Os melhores trabalhos da edição serão premiados no dia 27 de novembro, às 18h, no Auditório UNITAU (Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 99, Centro, Taubaté). Já aqueles que inscreveram-se para atividades durante o Congresso, receberão seus certificados em 1º de novembro.

Compromisso com a ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.

ACOM/UNITAU