Projeto da fachada do Departamento de Comunicação e Negócios. Imagem: Setor de Projetos-UNITAU

UNITAU cria Departamento de Comunicação e Negócios

Link curto: https://unitau.me/3Sk1oPE

24/10/2023 18h23 ⋅ Atualizada em 24/10/2023 19h44

Comunicação Social, Jornalismo, Produção Audiovisual, Design Gráfico, Mídias Sociais Digitais

Uma nova fase do projeto de Inovação Pedagógica da Universidade de Taubaté (UNITAU) tem despertado o sentimento de nostalgia entre alunos e professores, principalmente, egressos dos cursos de Comunicação Social da instituição. Isso porque, após 40 anos, o Departamento que abriga as graduações da área de Humanas será integrado ao Departamento de Gestão e Negócios (GEN).

De acordo com o cronograma de implantação do projeto, no primeiro semestre de 2024, as salas de aula e a secretaria do Departamento de Comunicação devem funcionar no novo endereço, à rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225, compondo o novo Departamento de Comunicação e Negócios. Já os laboratórios de fotografia e estúdios de rádio e TV devem começar a operar no novo endereço a partir do segundo semestre de 2024.

“A Inovação Pedagógica teve início em 2022 com o Projeto de aplicação, pesquisa e extensão (Papex) desenvolvido pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNITAU. A atividade é resultado da integração de disciplinas e agora se consolida com a aproximação das graduações em Comunicação das graduações oferecidas no Departamento de Gestão e Negócios. A ideia é justamente promover a troca de conhecimento entre os universitários e promover atividades interdisciplinares entre os cursos que são complementares”, afirma a Pró-reitora de Graduação, Máyra Cecília Dellú.

Esse não é o primeiro Departamento da Universidade de Taubaté a fazer parte do projeto de Inovação Pedagógica. No início do segundo semestre letivo de 2023, as graduações em Engenharia foram unificadas em um único espaço por meio da transferência da Engenharia Civil, que antes fazia parte do GEN, para o campus JUTA, que já abrigava os demais cursos de Engenharia da instituição.

“Essa mudança coincide com um novo momento do Departamento de Comunicação, que acaba de abrir o curso tecnólogo em Mídias Sociais Digitais. O mercado tem se transformado e essa proposta de Inovação Pedagógica e a oferta de uma nova graduação estão alinhadas com essas demandas. Tudo foi pensado e planejado para que a gente continue oferecendo um ensino de excelência para os nossos universitários”, afirma a Pró-reitora de Graduação.

Para marcar a despedida do atual Departamento de Comunicação da UNITAU, membros do Centro Acadêmico da Comunicação Social (CACO) organizam o “Bota Fora Comunica”. A festa está marcada para o dia 14 de novembro.

Inovação administrativa e sustentabilidade

A mudança do Departamento de Comunicação da UNITAU ainda atende a outras demandas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que orienta a gestão da Universidade no quadriênio 2022-2026, especialmente os pilares da Sustentabilidade e da Inovação Administrativa.

Neste contexto, a Pró-reitoria de Administração da UNITAU tem feito estudos para melhorar o uso dos espaços físicos da Universidade e ocupá-los de forma mais inteligente. Entre os objetivos estão a redução de gastos e geração de economia.

Depois da desocupação total dos imóveis, a Universidade deve enviar um projeto à prefeitura, que encaminhará à Câmara Municipal para aprovação. Após a sanção do prefeito, os prédios serão colocados à venda ou ficarão disponíveis para locação.