A Reitora da UNITAU (à esquerda, de blusa bege) na finalização da Carta de Mossoró do 70º Fórum da Abruem. Foto: Divulgação Abruem

Unitau é destaque em fórum nacional de reitores em busca de financiamento para ampliar acesso ao Ensino Superior

Link curto: https://unitau.me/3scJL9T

23/10/2023 19h19 ⋅ Atualizada em 23/10/2023 19h27

Animes, Aimes-SP, ABRUEM, Institucional, Reitora, Gestão

A Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, participou na última semana do 70º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Durante o evento, os presentes redigiram uma carta com propostas e intenções a serem implementadas pelas instituições e que será direcionada ao Presidente da República.

O documento chamado “Carta de Mossoró” traz propostas como: “promover o acesso regular e garantir por legislação específica recursos e financiamentos da União; cumprimento e reformulação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaest) para universidades estaduais e municipais; fortalecer e expandir as políticas de ações afirmativas e assistência estudantil; criação de um setor específico no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o atendimento das universidades estaduais e municipais entre outras propostas.

“O Brasil encontra-se em um momento crucial de sua história, em que a busca pela reconstrução e desenvolvimento do país é ancorada na valorização da educação, ciência, tecnologia e inovação”, diz o documento.

Em outro trecho, a carta destaca que “A capilaridade das universidades estaduais e municipais é um fator distintivo de extrema relevância dentro do cenário educacional brasileiro. Elas desempenham um papel fundamental ao estenderem sua influência para além das grandes metrópoles, alcançando regiões mais remotas e interioranas do país”.

Reitora preside painel sobre internacionalização

O Fórum da Abruem foi realizado de 18 a 21 de outubro na cidade de Mossoró e sediado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Durante o encontro, a Reitora da UNITAU presidiu um painel abordando o tema da internacionalização do Ensino Superior.

“A Universidade de Taubaté desempenhou um papel de destaque ao liderar uma mesa de discussão sobre um tema tão relevante para o cenário acadêmico das instituições de Ensino Superior (IES), a internacionalização no âmbito educacional”, afirma a Reitora da UNITAU.

A Pró-reitora Estudantil da Universidade de Taubaté, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, também foi destaque no evento ao participar de uma discussão sobre “Políticas afirmativas e de permanência estudantil na universidade pública brasileira”.

“Apresentamos as políticas de permanência da UNITAU para outras instituições de Ensino Superior do país presentes no Fórum e compartilhamos as nossas melhores práticas adotadas e que podem trazer bons resultados também para as outras IES”, afirma a Pró-reitora Estudantil. O debate principal do encontro contou com a participação da presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella.

Luta pela ampliação do acesso ao Ensino Superior

Nos últimos anos, a UNITAU tem protagonizado, ao lado de outras instituições do país, a luta pela ampliação do acesso ao Ensino Superior por meio de propostas que buscam inserir as IES municipais em políticas públicas de financiamento educacional, tanto dos governos estaduais quanto do federal.

“A UNITAU está presente no cenário educacional nacional, tem compromisso com a internacionalização e com a promoção de políticas de permanência de qualidade. Além disso, estamos buscando formas de ampliar o acesso às Universidades estaduais e municipais com ajuda financeira do governo, que também precisa oferecer apoio crucial aos hospitais universitários”, afirma a Profa. Dra. Nara Fortes, que também é vice-presidente da Associação de Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo (AIMES-SP) e secretária da Associação Nacional da Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes).

ACOM/ UNITAU