(Foto: Isabella Bilard/ACOM UNITAU)

Projeto de extensão "Foco na mente" promove 3° Circuito de Saúde Mental

Link curto: https://unitau.me/3Q6qpv3

23/10/2023 15h27 ⋅ Atualizada em 23/10/2023 15h36

Saúde, Extensão, Psicologia

Com o tema “Prevenção ao suicídio”, o Projeto de Extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU), “Foco na mente”, promove o 3° Circuito de Saúde Mental, entre os dias 23 e 27 de outubro. As palestras acontecem a partir das 19h, de maneira remota, com transmissão do Canal TV UNITAU, no Youtube.

Fernanda Zollner, uma das responsáveis do projeto, formada em Direito e em Psicologia pela UNITAU, agora cursando Mestrado em Planejamento e desenvolvimento regional também pela Universidade, explica o propósito do evento. “O Circuito de Saúde mental tem a finalidade de discutir questões relacionadas ao Setembro Amarelo, falar a respeito da prevenção ao suicídio. Geralmente ele acontece em setembro, mas nesse semestre, nós optamos por fazer em outubro, para temos mais tempo para divulgar e confirmar os apoiadores e palestrantes.”

Um dos convidados dessa edição, é o Prof. Me. Fernando Gentil Gizzi De Almeida Pedroso, que leciona as disciplinas de Direito Civil e Direito Empresarial na Universidade. Ele conta que está muito feliz em ser chamado para participar do circuito e explica a importância desse tema e sua relação com o mundo jurídico. “A importância do Direito é tentar entender o que precisa ser melhorado para, posteriormente, ser posto em lei. O Direito é uma ciência que está em constante evolução, toda vez que a sociedade evolui, ele precisa se repaginar, para não ficar defasado. E a saúde mental é um assunto essencial em todas as áreas da vida, caso o nosso psicológico não esteja bem, todas os ramos serão afetados”.

O projeto de extensão “Foco na mente” é essencial, visto que promove atividades que atendem uma parcela da comunidade. Uma dessas ações é o acolhimento psicológico inicial, para quem está passando por alguma situação de estresse ou urgência psicológica. O projeto conta com o auxílio de universitários dos cursos de Medicina e de Psicologia principalmente, mas também aceita estudantes de outras graduações também.

“Nós atendemos gratuitamente nos primeiros 30 dias, depois nós encaminhamos para um serviço público ou particular, caso a pessoa queira continuar. Hoje nós atendemos, de forma presencial no campus do Bom Conselho, universitários e funcionários da UNITAU e a população em geral. Já de forma remota, a gente atende pessoas em nove estados do Brasil e brasileiros que moram nos Estados Unidos que também procuraram nossa ajuda.” explica Fernanda Zollner.

Para mais informações, acesse aqui.

Letícia Botan