(Foto: Arquivo Medicina/UNITAU)

Universitários de Medicina da UNITAU do campus Caraguatatuba fazem mutirão para doação de sangue

Link curto: https://unitau.me/3FtAHjT

18/10/2023 14h09

Solidariedade, Graduação, UNITAU, Doação de sangue, Medicina

Os universitários do curso de Medicina do campus Caraguatatuba da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizam, nesta sexta-feira (20), um mutirão de doação de sangue no Hemocentro de Taubaté. A iniciativa voluntária partiu das ligas acadêmicas de Anatomia e Humanidades. Ao todo, 25 pessoas devem participar da ação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 2022, houve uma queda de 20% nas doações na América Latina e Caribe durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19, em relação a 2017. Em muitos países, os serviços enfrentam a dificuldade de assegurar a disponibilidade de sangue e componentes sanguíneos seguros e de qualidade. A ação busca colaborar para a amenização deste cenário, além de salvar vidas.

Para a universitária do terceiro semestre do curso de Medicina, Renata Dahe, a ação é uma oportunidade de colocar em prática os valores humanistas que a Universidade promove. "Acreditamos que a solidariedade é fundamental para a formação de bons profissionais de saúde", disse a estudante.

Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas de pessoas que estejam passando por intervenções médicas complexas, como transplantes e cirurgias.

A docente do curso de Medicina, Profa. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zöllner, detalha as vantagens do ato solidário. “A doação pode ser transferida sem prejuízo para a saúde do doador. É um ato extremamente importante para alguém que esteja precisando receber aquele sangue devido uma doença ou acidente. O doador será beneficiado de uma maneira ótima de forma que constrói um ato de cidadania, bondade, saúde e engajamento na promoção da vida humana”.

Após a doação, os estudantes participarão do 12º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, o Cicted, promovido pela Universidade no Departamento de Gestão e Negócios (GEN).

Campanha pela doação de sangue

Os universitários de Medicina do campus Bom Conselho, em Taubaté, também realizam uma campanha pela doação de sangue. Neste fim de semana, nos dias 21 e 22, eles estarão no Shopping Via Vale realizando testes de fenotipagem sanguínea, das 12 às 20h, com foco em auxiliar os moradores a identificarem o tipo de sangue.

No dia 31 de outubro, os estudantes farão a doação de sangue no Hemocentro de Taubaté. Os acadêmicos participarão deste gesto de solidariedade que tem o objetivo de conscientizar a população e informar sobre a doação de medula óssea.

Vestibular de Verão de Medicina 2024

A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a mais antiga da Região Vale do Paraíba e do Litoral Norte. O curso, com mais de 55 anos de existência, proporciona uma fundamentação científica de excelência, bem como a formação humanística e ética, fundamentais para um bom desempenho profissional.

As inscrições para o Vestibular de Verão de Medicina 2024 da UNITAU já estão abertas. A prova, com fase única, será realizada no dia 26 de novembro. Os candidatos poderão concorrer às vagas nos campi de Taubaté e de Cararaguatatuba. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse este link.

Isabella Bilard