Em três dias, mais de 1700 trabalhos devem ser apresentados no Cicted. Foto: Leonardo Olivera-ACOM/UNITAU

UNITAU promove edição histórica do Cicted com mais de 1700 pesquisas inscritas

Link curto: https://unitau.me/3Q22UDh

17/10/2023 16h22 ⋅ Atualizada em 17/10/2023 16h26

ciência, PRPPG, Pesquisa, CICTED

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove o 12º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) entre os dias 18 e 20 de outubro. O evento já conta com mais de seis mil participantes inscritos e com mais de 1700 projetos a serem apresentados, divididos em 12 categorias diferentes. Com esses números, a edição de 2023 já é a maior de todos os tempos.

O Congresso objetiva a difusão de conhecimentos científicos das áreas de Biociências, Humanas e Exatas produzidos pelos estudantes e docentes da Universidade, além daqueles produzidos pela comunidade, em instituições de ensino de toda a região e de outras cidades do país e do mundo.

Para tanto, os pesquisadores inscreveram suas produções nas 12 categorias disponíveis, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.

Neste ano, o tema do Cicted é “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. A Profa. Dra. Juliana Bussoloti é presidente do Cicted e compartilha mais informações sobre o evento.

“O tema da 12ª edição do CICTED acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, deixando ainda mais evidente o impacto da Ciência na sociedade”, afirma a professora Juliana.

“Com certeza, sabemos que, com o encontro, iremos colaborar com o aumento da presença da sustentabilidade não só na Universidade, como já fazemos por meio de protocolos de sustentabilidade, por exemplo, mas também com a comunidade da região do Vale do Paraíba”, acrescenta a professora.

Ao longo dos três dias do Cicted, diversas palestras, rodas de conversas e exposições de trabalho via banners e comunicação oral serão disponibilizadas ao público presente, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Mônica Franchi Carniello, comenta os benefícios que o evento proporciona à sociedade valeparaibana.

“O Cicted tem um papel fundamental no processo de formação para a Ciência, uma vez que ele é responsável por promover um diálogo entre a comunidade acadêmica, as diversas instâncias da sociedade e as instituições de ensino básico e superior da região, usando a Ciência como interface. Fato que gera um positivo impacto no Vale do Paraíba”.

Entre os fatores que contribuem para que o Cicted 2023 seja a maior já realizado, a Pró-reitora destaca a consolidação do evento, que está na 12ª edição; o sucesso do evento em 2022, que marcou a retomada do Congresso presencial após a pandemia; a adoção do formato híbrido (com atividades presenciais e online); e a abrangência das categorias, que contemplam todas as fases da educação formal.

“As categorias ainda incluem as atividades de Ensino e Extensão, que reforça o tripé básico da Universidade. Temos categorias de apresentação para professores sobre métodos, técnicas e didática de Ensino (Seduni), a que enfatiza relatos extensionista (Semex), e a voltada para práticas pedagógica e educativas (Sempre), fortalecendo o pilar do Ensino em diálogo com a Pesquisa”, explica a professora Mônica.

O CICTED acontecerá no Departamento de Gestão e Negócios (GEN) e no Colégio UNITAU, localizados na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, Centro, Taubaté-SP.

Os interessados em participar da maior edição já realizada do CICTED devem realizar suas inscrições por meio deste link

Ana Patrícia Marinho