(Foto: Arquivo/Liga de Acadêmica de Urologia)

UNITAU recebe Congresso Nacional Acadêmico de Urologia

Link curto: https://unitau.me/3s0oGPR

17/10/2023 09h28 ⋅ Atualizada em 17/10/2023 10h44

Liga de Urologia, CICTED, Medicina

 

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com a Liga Acadêmica de Urologia, com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e com a Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Urologia (ABLAU), realizará o Congresso Nacional Acadêmico de Urologia (CNAU), no campus Bom Conselho e no auditório Departamento de Gestão e Negócios (GEN).

O Congresso contará com aulas teóricas e práticas, visando reunir diversos universitários de diferentes regiões do Brasil para discutirem os principais temas, as novidades e as atualizações da área, além da importância da produção científica para o desenvolvimento da Medicina, pois o evento ocorre de forma simultânea ao Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted).

O Vice-reitor da Universidade e docente da disciplina de Urologia, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, comenta a importância do Congresso. “O evento tem a sua importância no cenário nacional, pois se trata do primeiro Congresso Nacional Acadêmico de Urologia, idealizado pela ABLAU e pela Sociedade Brasileira de Urologia. A Liga Acadêmica de Urologia da Universidade de Taubaté faz parte da gestão da ABLAU e intermediou a possibilidade de sediarmos o evento em sua primeira edição. As jornadas, os simpósios e os congressos compõem um importante cenário na carreira do médico, o qual inicia as suas participações ainda na graduação, permitem acesso às novas informações, às tecnologias, às trocas de ideias, aos projetos e à integração com outras instituições de ensino e saúde bem como a oportunidade de realização de cursos rápidos para atualização”, afirma o professor.

As aulas práticas serão realizadas em parceria com as ligas acadêmicas filiadas, sendo nos laboratórios de anatomia, nas técnicas cirúrgicas e de simulação realística. Com o intuito de tornar o Congresso mais atrativo e dinâmico, as ligas das universidades filiadas à ABLAU, que participarão ativamente na organização do Congresso, serão responsáveis por trazer profissionais para palestrar sobre o tema escolhido. Além disso, contará com workshops de ambulatório simulado, videolaparoscopia, sutura renal, emergências urológicas, ureteroscopia e ureterolitotripsia.

O docente menciona a oportunidade de os universitários terem contato com discussões sobre esse tema e as suas expectativas para o evento. “Eles terão a oportunidade de assistir a palestras e a discussões de temas importantes e relevantes no cenário urológico, além do contato com renomados urologistas do Estado de São Paulo e do Brasil. As expectativas para o evento são ótimas, pois ofertará aos nossos universitários a ampliação do conhecimento, assim como a integração com professores e estudantes de diversas escolas médicas do Estado de São Paulo e do Brasil tanto no módulo presencial quanto no online”. 

Em relação à apresentação de produções científicas acadêmicas, o Congresso recebeu submissões de pesquisas que estão dentro dessa temática, agregando valor científico a ele; os certificados de apresentação no Congresso também serão fornecidos em conjunto com o Cicted.

O evento também terá um modelo híbrido, com uma transmissão ao vivo para aqueles que não puderem comparecer presencialmente. O sistema de certificação daqueles que estiverem presentes no Congresso, seja presidencialmente ou online, será associado ao Cicted. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Liga Acadêmica de Urologia da UNITAU

A UNITAU abriga duas ligas de urologia: uma no campus de Taubaté e outra em Caraguatatuba. As duas são filiadas à ABLAU.

Dentre as atividades realizadas pela Liga, destacam-se as campanhas de rastreamento precoce do câncer prostático, câncer de pênis e testagem rápida para HIV, hepatite e sífilis para a população da região. Neste ano, foram realizadas centenas de atendimentos nas cidades de Campos do Jordão, Cunha e São Bento do Sapucaí.

Os membros das ligas também contam com aulas com especialistas sobre os diversos temas da Urologia, além de contar com atividades práticas no Laboratório de Simulação Realística e de Técnica Cirúrgica, com o desenvolvimento de trabalhos científicos, com monitorias de anatomia do sistema urogenital, além de poderem acompanhar ambulatórios e cirurgias nas unidades hospitalares, contar com palestras e atividades junto a diversas instituições e movimentos na região do Vale.

Para acompanhar as atividades da Liga Acadêmica de Urologia de Taubaté, acesse este link. E para acompanhar a Liga de Caraguatatuba, acesse este link.

Ariane Viana
ACOM/UNITAU