(Foto: João Rangel/ACOM UNITAU)

UNITAU inicia 43ª edição do Congresso de Odontologia

Link curto: https://unitau.me/48Rxfx3

16/10/2023 11h43 ⋅ Atualizada em 16/10/2023 11h47

Graduação, Pesquisa, CICTED, COUT, Odontologia

Começa, nesta segunda-feira (16), a 43ª edição do Congresso de Odontologia da Universidade de Taubaté (COUT), a programação vai até a próxima sexta-feira (20). O evento que é organizado pelos universitários tem como foco a promoção da troca do conhecimento e o estímulo de novas práticas profissionais.

O COUT é uma atividade tradicional do curso de Odontologia, realizada desde a década de 1980, que conta com palestras e atividades focadas na prática odontológica. Entre os temas abordados neste ano estão: utilização de biomateriais, técnicas de suturas em odontologia, inovação em moldagem, cirurgia guiada na implantodontia, entre outros.

A universitária do 8º semestre e presidente da comissão organizadora, Bruna Ribeiro, ressalta que a ideia foi de integrar os conhecimentos obtidos ao longo da graduação. “Tentei trazer elementos marcantes como o Projeto da Odontocomunidade, em que nós [universitários] recebemos alunos da rede municipal de ensino para participarem de gincanas e receberem de forma lúdica instruções de saúde e higiene oral. Além disso, teremos também as apresentações dos trabalhos científicos que serão realizadas junto ao Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, como uma forma de integrar o nosso congresso em outros projetos da universidade”.

Entre as finalidades do Congresso, está a possibilidade de apresentar aos estudantes o que está acontecendo no meio odontológico por meio de palestras e do hands on, que são pequenas experiências de algum material que está em desenvolvimento ou nova técnica de mercado.

Para a diretora do Departamento de Odontologia, Profa. Dra. Ana Paula Lima Guidi Damasceno, o congresso é também o momento em que os universitários conseguem aprender novas formas de aplicar o conhecimento. “É a oportunidade de conhecer o que está acontecendo no mercado e conhecer um pouco do que é novo, ouvir assuntos que estão sendo desenvolvidos em outras instituições e que enriquece o saber dos nossos universitários”.

O Congresso de Odontologia visa ainda a valorização da classe profissional, além de promover a pesquisa e o desenvolvimento de novas habilidades. Para consultar a programação completa clique aqui.