Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU

Projeto PAIE realiza palestra aos idosos com o tema: "Envelheci, e agora?"

Link curto: https://unitau.me/3ti135F

10/10/2023 10h11 ⋅ Atualizada em 10/10/2023 10h11

Vestibular de Verão UNITAU 2024, Extensão, PAIE

Na última semana, o Projeto de extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU), Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE), promoveu uma palestra sobre o envelhecimento com o egresso de Psicologia Rafael Fábregas.

Durante a palestra, Rafael explicou sobre os 5 tipos de envelhecimento, o biológico, o cronológico, o funcional, o psicológico e o social. Cada tipo é um fator do ser humano que envelhece, o funcional, por exemplo, é quando a pessoa não tem mais a mesma autonomia e independência de antes. Outro tópico citado durante a palestra foi o envelhecimento ativo, um dos principais pilares do PAIE, que busca que os idosos participantes do programa sejam mais ativos, independentes e que consigam viver ativamente em meio ao cotidiano.

No último encontro entre o grupo e o psicólogo, ele propôs uma dinâmica em que cada um levasse um objeto que o representasse. Na reunião da última semana, eles compartilharam com a turma os objetos e o significado daquilo para cada um. Foram levados espelhos, canetas, maquiagens, chaveiros, fotos antigas, agulhas de tricô e outros itens que marcam a personalidade deles.

Fabíola Leslie, participante do programa há mais de uma década, contou sobre a importância do projeto em sua vida. “O PAIE me deu muita força quando perdi meu pai. Fiz muitas amizades e muitos cursos aqui, principalmente o de Nutrição, que mudou meus hábitos alimentares. É muito importante toda essa vibração positiva formada em torno de envelhecimento saudável e uma atenção integral em todas as áreas.”

Para Marlene da Silva, participante do PAIE desde 2003, a palestra trouxe um tema essencial para debater. “A atividade de hoje foi muito boa, porque é importante falar do envelhecimento, é uma coisa que está presente na vida de todo mundo. Não adianta a gente fugir desse assunto, nós vamos ganhando mais idade a cada ano que passa e a reunião de hoje foi boa por tocar nesse ponto.”

Para finalizar a reunião, Rafael solicitou que cada um presente escrevesse uma carta para alguém mais velho, então colocou as cartas em uma urna, que será aberta no próximo encontro do grupo.

Sobre o PAIE

O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) é uma iniciativa de professores e de alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) destinada para pessoas a partir dos 50 anos. O projeto tem como objetivo promover um envelhecimento melhor para essas pessoas, melhorando a qualidade de vida, focado na área da saúde e da educação, por meio de cursos, de oficinas e de palestras gratuitos.

Vestibular Verão 2024

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2024 da UNITAU. São mais de 30 cursos de Ensino Superior oferecidos de forma presencial. Para realizar a inscrição, o interessado deverá preencher o formulário neste link. A prova presencial será realizada no dia 26 de novembro. Enquanto a prova online poderá ser feita, de forma gratuita, em qualquer dia e horário a partir do dia 21 de outubro.

Letícia Botan