No primeiro semestre de 2023, mais de 2400 crianças foram atendidas com o Laboratório Didático Móvel. Foto: Arquivo Pessoal-ACOM/UNITAU

Professoras de Ubatuba são destaque no Cicted com projetos de Ciências para alunos da educação básica

Link curto: https://unitau.me/3FbUiFa

09/10/2023 17h48 ⋅ Atualizada em 09/10/2023 17h49

ciência, Congresso, Pesquisa, PRPPG, CICTED

 

As professoras da educação básica da rede do município de Ubatuba Izabela de Souza, Cristiane Bispo e Luiza de Lima apresentarão seus projetos e metodologias a respeito da abordagem interdisciplinar e interativa do ensino das Ciências da Natureza com alunos do Ensino Fundamental 1 no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted). Graças ao uso do Laboratório Didático Móvel (LDM), os alunos passaram a ser os protagonistas na realização de diversos experimentos científicos, possibilitando um grande aumento na eficiência e no interesse pela aprendizagem.

Apesar de, muitas vezes, não ser o principal alvo de curiosidade dos estudantes do primeiro ao quinto ano, a educação científica é fundamental para a formação do indivíduo, uma vez que ela possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades fundamentais para o cidadão, como o pensamento crítico e a observação.

Diante disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que “ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e de interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. [...] Apreender ciência não é a finalidade última do letramento, mas, sim, o desenvolvimento da capacidade de atuação no e sobre o mundo, importante ao exercício pleno da cidadania”. 

Dispostas a tornar o cenário descrito pelo documento em realidade, as docentes apresentam aos alunos, em salas de aula ou, até mesmo, em ambientes externos, os conteúdos das Ciências da Natureza mais contextualizados e, consequentemente, de uma maneira mais atrativa para as crianças, com o Laboratório Didático Móvel.

A partir de uma espécie de caixa, com 1,30m de comprimento – dotada de rodinhas e de uma infraestrutura laboratorial, com prateleiras e gavetas recheadas com mais de 80 itens –, o LDM possibilita o acesso prático às inúmeras possibilidades proporcionadas pela Biologia, pela Química e pela Física, sem a necessidade de um ambiente especializado. Dessa forma, a partir de diversas práticas experimentais, a curiosidade dos estudantes para com os conceitos é rapidamente despertada. 

A Profa. Izabela de Souza, coordenadora das ações do Laboratório Didático Móvel, relata a origem do uso do equipamento nas escolas públicas ubatubenses. “A ideia surgiu por meio de uma demanda da Secretaria de Educação que, após a aquisição dos equipamentos, verificou que os professores se sentiam inseguros e pouco capacitados para utilizar as ferramentas. Então, desenvolvemos, em agosto de 2022, um projeto de capacitação e de acompanhamento dos professores, além de estímulos para a elaboração de sequências didáticas interdisciplinares que envolvessem o uso do LDM”.

Depois da adoção do Laboratório Didático Móvel, os professores da rede municipal de ensino de Ubatuba, agora devidamente capacitados para lidarem com o dispositivo, desenvolveram diversos projetos com os discentes.

Ciências na prática

A Profa. Luiza de Lima, motivada pelas possibilidades do LDM e pelas praias de Ubatuba, criou o projeto “Um mundo de curiosidades em um grão de areia”. Nele, os alunos do 2° ano F da E.M. Padre José de Anchieta puderam estudar o ambiente praiano. Para tanto, no microscópio do Laboratório, os alunos observaram os tipos e as características das areias, como cores e as composições. Além disso, as formações geológicas e vegetais também foram analisadas. Os dados coletados foram registrados por meio de tabelas e de desenhos.

Já a Profa. Cristiane Bispo optou por explorar a importância da reciclagem com os estudantes participantes do “Clube da Leitura” do 5º ano C da E.M. Olga Ribas de Andrade Gil, por meio do projeto “O lixo que a gente não vê”. A partir da exibição de documentários sobre a importância da preservação do meio ambiente e de discussões sobre o assunto, os estudantes foram estimulados a entender mais sobre o processo de reciclagem plástica em Ubatuba. Para tanto, informações foram coletadas por meio de pesquisas e divulgadas na E.M. com cartazes de conscientização e com palestras realizadas pelos próprios estudantes. Além disso, as crianças, com o Laboratório Didático Móvel, fizeram um bioplástico a partir do amido, utilizando equipamentos do LDM, como anilinas e glicerinas.

Arquivo Pessoal - ACOM/UNITAU

A Profa. Izabela relata os resultados percebidos a partir do manuseio do Laboratório. “Verificamos que o uso do LDM tornou a participação dos estudantes mais ativa ao longo das aulas, que a aprendizagem se mostrou bastante efetiva, especialmente a partir do aumento da profundidade das discussões realizadas em sala de aula, e, até mesmo, que o núcleo familiar dos alunos também passou a ficar mais envolvido com as atividades pedagógicas”.

Ao longo do primeiro semestre de 2023, mais de 2400 crianças foram atendidas com o Laboratório Didático Móvel e as suas respectivas sequências didáticas, de acordo com os arquivos do projeto.

A Profa. Cristiane Bispo comenta sobre o contexto da produção de conhecimentos científicos no Litoral Norte. “O Litoral Norte apresenta um vasto potencial para a produção de pesquisas e de conhecimentos científicos. Os recursos naturais dessa região são de grande importância e merecem ser preservados. Ubatuba, em específico, é um dos destinos da região que mais recebe turistas e, portanto, deve receber uma atenção mais cuidadosa para que essa captação, fundamental para a economia local, permaneça. Nossas praias, matas e os demais recursos naturais precisam ser conservados e estudados porque, a partir do momento em que conhecemos e compreendemos a região, é possibilitada a aplicação de ações mais eficazes e efetivas”.

As professoras optaram por inscrever seus projetos no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, promovido pela Universidade de Taubaté, determinadas a trocar conhecimentos e experiências com pesquisadores nacionais e internacionais, além de poder contribuir com a mudança do cenário científico visto na região em que lecionam.

A Profa. Luiza de Lima compartilha suas expectativas para o Congresso. “Acredito que o Cicted seja uma excelente oportunidade para ter contato e conhecer outras iniciativas científicas e tecnológicas, além de inovadoras práticas que possam ser utilizadas em sala de aula”.

 Mais sobre o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento – CICTED

O CICTED 2023 acompanha o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que este ano será “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento envolve pessoas de diversas idades e procedências, alunos da educação básica, professores da região do Vale Paraibano e outras localidades bem como a comunidade que participa dos projetos extensionistas. Atinge todos os programas stricto sensu da Instituição, com participação de diversos grupos de pesquisa de demais Instituições de Ensino Superior do Brasil. Para incentivar a educação científica e cidadã de crianças, adolescentes e jovens, propõe-se a estabelecer as metas da agenda 2030 da ONU. Destaca-se que o evento será acessível, com protocolos de comportamento para inclusão de pessoas com deficiência: participação de equipe multidisciplinar, com intérpretes de libras, acessibilidade física e comunicacional da plataforma e durante o evento. Também contará com protocolo de sustentabilidade, com indicação e local próprio para descarte de resíduos e crachá com papéis especiais, contendo sementes para o plantio.

O evento acontecerá nos dias 18 a 20 de outubro de 2023 e será híbrido, com atividades presenciais e remotas. Algumas atividades serão presenciais e outras remotas, conforme detalhado na programação.

As atividades presenciais ocorrerão no Departamento de Gestão e Negócios, situado na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225, no Centro, em Taubaté - SP, bem como no Colégio UNITAU, Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, situado R. Expedicionário Ernesto Pereira, 260, no Centro, em Taubaté-SP.

Para mais informações sobre o XII CICTED, clique aqui.

Ana Patrícia Marinho

ACOM/UNITAU