(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Outubro Rosa: Medicina promove aula aberta sobre o câncer de mama nesta terça-feira (10)

Link curto: https://unitau.me/45oo1Fu

09/10/2023 09h14 ⋅ Atualizada em 09/10/2023 17h35

Vestibular de Verão UNITAU 2024, Saúde, Outubro Rosa, Medicina

O Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), em conjunto com a Liga Acadêmica de Oncologia, promoverão, nesta terça-feira (10), uma aula aberta para a comunidade sobre o câncer de mama. O objetivo é de levar mais informação para a população taubateana.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o câncer de mama é a doença mais incidente entre mulheres no país, e em todo o mundo.  O Instituto do Câncer (INCA) contabilizou, nos últimos dois anos, mais de 139 mil novos casos da enfermidade entre as brasileiras.

Além do grande impacto da doença, outro fator importante para o aumento do número de casos é a carência de informação. Pois, sem os conhecimentos e, consequentemente, sem o acompanhamento clínico, a busca por auxílio médico é realizada, muitas vezes, quando o caso está avançado. Fato preocupante para uma doença na qual o diagnóstico precoce pode significar até 95% de chance de cura, conforme dados da SBM.

Diante desse cenário, a aula será aberta à comunidade e abordará tópicos como a prevenção, os exames mais utilizados para identificar o câncer de mama, os fatores de risco e os possíveis tratamentos.

O responsável pela disciplina de Oncologia da UNITAU, o Prof. Dr. Flávio Salgado, compartilha algumas recomendações para evitar a doença. “Como o câncer de mama é bastante comum, ou seja, pode atingir diferentes pessoas, e não possui uma prevenção primária, é necessário que as mulheres se afastem dos fatores de risco, que são: sedentarismo, obesidade, tabagismo, alcoolismo, entre outros. Além disso, é fundamental que aquelas que possuem um histórico familiar da doença estejam sempre atentas à sua saúde mamária”.

O encontro será realizado a partir das 19h30, no auditório do campus Bom Conselho localizado na Avenida Tiradentes, 500, Jardim das Nações, Taubaté.

Vestibular de Verão de Medicina 2024
A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a mais antiga da Região Vale do Paraíba e do Litoral Norte. O curso, com mais de 55 anos de existência, proporciona uma fundamentação científica de excelência, bem como a formação humanística e ética, fundamentais para um bom desempenho profissional.

As inscrições para o Vestibular de Verão de Medicina 2024 da UNITAU já estão abertas. A prova, com fase única, será realizada no dia 26 de novembro. Os candidatos poderão concorrer às vagas nos campi de Taubaté e de Cararaguatatuba. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse este link.

Ana Patrícia Marinho