XII Cicted supera 1,7 mil trabalhos aprovados e já se consolida como a maior edição de todos os tempos | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3LRzlTQ

09/10/2023 08h51 ⋅ Atualizada em 10/10/2023 10h23

Programação, Congresso Nacional Acadêmico de Urologia, Congresso, Acessibilidade, Sustentabilidade, Seduni, Sempre, SEMEX, ODS ONU, CICTED

Entre os dias 18 e 20 de outubro, nós temos um encontro marcado. A maior edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, o Cicted, acontecerá no Departamento de Gestão e Negócios e no Colégio UNITAU e deve reunir mais de 5,7 mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade. Juntos, faremos da Universidade um espaço para debater sobre a aplicabilidade das ciências básicas para o Desenvolvimento Sustentável, tema da edição deste ano.

Ao longo dos três dias de evento, cerca de 1,7 mil trabalhos deverão ser apresentados em 12 categorias, o que traduz o envolvimento de toda a comunidade acadêmica e da comunidade externa em torno de um tema relevante a nível mundial, que visa transformar a maneira que habitamos e nos relacionamos com o nosso planeta. Ao todo, são 4,5 mil autores inscritos, 190 avaliadores que compõem a comissão científica e uma equipe com 160 monitores voluntários, sendo a maior parte deles universitários dos cursos de graduação, seguidos por mestrandos e egressos da UNITAU. A comissão organizadora calcula cerca de 600 pessoas envolvidas no planejamento e execução desta edição do Congresso.

A proporção do evento também consolida o compromisso da UNITAU com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas, aspectos que já são aplicados, não só no Congresso, mas também em toda a rotina da Universidade, como explica a Profa. Dra. Juliana Bussolotti, presidente da Comissão Organizadora do XII Cicted. "Isso demonstra a capilaridade da Universidade na educação básica, na comunidade por meio dos projetos de extensão, no ensino superior e na pós-graduação, demonstrando a produção cientifica e colaborando com a troca entre todos do que investigam e aprendem com o mundo e para o mundo", pontua a professora.

Programação, destaques e novidades

Você poderá, além de apresentar o seu trabalho na sua categoria, prestigiar os colegas nas demais atividades. Programações paralelas também acontecerão durante o evento, como a do Seminário de Extensão (Semex), o Seminário de Docência Universitária (Seduni) e o Seminário de Práticas Educativas (Sempre), por exemplo, além de atividades culturais. As apresentações devem acontecer presencialmente ou em formatos híbrido ou remoto, de manhã até a noite, ampliando a possibilidade de participação do público. Para se inscrever no Congresso, com direito a certificado, e conferir a programação completa, clique aqui.

Neste ano, nos dias 19 e 20 de outubro, sediaremos a primeira edição do Congresso Nacional Acadêmico de Urologia, que foi incorporado ao Cicted com apresentação de trabalhos, debates e práticas de simulação feitas por universitários e docentes de todo o país em formato híbrido. Além disso, 14 palestrantes internacionais, representando todos os continentes do planeta, devem enriquecer a programação com reflexões e debates sobre iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável ao redor do mundo. Compondo a programação, 10 egressos da UNITAU dividirão experiências em palestras e oficinas.

Acolhimento e redução de impactos ambientais

Algumas iniciativas para a retomada do Congresso no formato presencial em 2022 devem ser mantidas e aperfeiçoadas neste ano para o acolhimento, a acessibilidade, o conforto e a melhor experiência de todos e todas que passarem pelo Departamento GEN e pelo Colégio UNITAU. O protocolo de acessibilidade segue como base para a preparação de toda a equipe que atuará diretamente na recepção e no atendimento aos público, bem como melhorias estruturais devem garantir o acesso facilitado a todos os locais do evento. Já o protocolo de sustentabilidade é um compromisso coletivo para reduzir os impactos ambientais gerados pelo evento. Uma das recomendações aos congressistas, por exemplo, é que os banners sejam impressos em papel, facilitando a reciclagem após a apresentação. A preocupação também se estendeu para a comissão organizadora, que tem evitado o uso de papel em panfletos e listas de presença, por exemplo, adotando o uso do Qr Code e informativos digitais. Os crachás da organização e dos congressistas também serão recicláveis e possuem sementes em sua composição, podendo ser plantados após o evento. Você pode conferir aqui o cálculo para as ações de compensação de carbono emitidos no XI Cicted.

A cerimônia de premiação dos trabalhos apresentados durante o evento acontecerá no dia 27 de novembro.

Compromisso com a ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.