Professor Salvador e parte dos alunos da Etec Taubaté, do curso de Logística. Foto: André Leite-ACOM/UNITAU

Maior Cicted da história estimula produção científica na comunidade

Link curto: https://unitau.me/46tL7M6

05/10/2023 15h23 ⋅ Atualizada em 05/10/2023 15h37

Congresso, ciência, Pesquisa, PRPPG, CICTED

Com mais de 1700 pesquisas submetidas à comissão de avaliação, a  12ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) já é a maior de todos os tempos, desde 2012. Até 2 de outubro, o evento contava com 1669 trabalhos aprovados para serem apresentados ao público entre os dias 18 e 20 de outubro na Universidade de Taubaté (UNITAU). Em 2019 foram 1600 pesquisas participantes. Em 2016, 1543.

Dentre as centenas de projetos já avaliados pela comissão do Cicted, que este ano tem como tema “Ciências básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, quase 30 são de alunos da Escola Técnica (Etec) de Taubaté. Cerca de 100 estudantes do ensino médio técnico dos cursos de Logística, Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho estão envolvidos nas pesquisas submetidas na categoria ENIC Júnior.

Além de projetos com temáticas ligadas às disciplinas técnicas, os alunos da Etec também apresentarão no Cicted estudos desenvolvidos nas matérias de Química e de Língua Portuguesa, o que revela que a ciência está em tudo e é para todos. O envolvimento dos estudantes da instituição vinculada ao Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo, reforça o papel da UNITAU no estímulo à produção científica para além dos muros da Universidade e a importância de inserir a comunidade no ambiente de pesquisa.

“Essa é uma oportunidade de a Universidade conhecer o que os alunos de outras instituições estão fazendo, como também é uma oportunidade desses alunos interagirem com os nossos universitários. Só se aprende a fazer pesquisa pesquisando. Então, o Cicted é um momento muito importante de troca, de estímulo ao que esses alunos já estão produzindo na prática. Quando eles apresentam os projetos aqui, eles estão validando esses trabalhos com os nossos avaliadores e professores”, afirma a Profa. Dra. Juliana Bussoloti, presidente da 12ª edição do Cicted.

Professor Salvador Cardoso, da disciplina de Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso e coordenador do curso médio técnico de Logística, destaca o impacto da aprovação dos trabalhos no Cicted para os estudantes da Etec de Taubaté.

“Os alunos do terceiro ano [do Ensino Médio técnico] já estavam desenvolvendo os trabalhos de conclusão de curso (TCC) e o Cicted veio exatamente para que eles aprimorassem a escrita [do projeto], se empenhassem mais e dessem mais visibilidade aos trabalhos deles. Eles [os alunos] estão empolgadíssimos com o congresso e com a ideia de poder apresentar esses projetos para centenas de pessoas. Então, para os nossos alunos, é um impacto muito positivo”, afirma o professor Salvador.

Ciência e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O tema da 12ª edição do Cicted é “Ciências básicas para o Desenvolvimento Sustentável” e outro ponto relevante destacado pelo professor Salvador  Cardoso, da Etec, é justamente a exigência de que as pesquisas submetidas no congresso estejam alinhadas com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o professor, os alunos dos cursos técnicos já estão habituados a trabalhar os ODS nas disciplinas, especialmente na Logística, e o Cicted ajudou a reforçar a importância do tema entre os futuros profissionais, como a aluna Jóice Kelly de Oliveira da Silva. O grupo dela desenvolveu um TCC com o tema “Fast Fashion - Consumo Desenfreado”. O trabalho foi um dos aprovados e será apresentado no Cicted 2023.

“Nosso trabalho está alinhado com o ODS 12 - Consumo Consciente. Nosso intuito é mostrar para as pessoas e para as empresas de fast fashion o impacto que o consumo desenfreado causa na sociedade e no meio ambiente e quais são as alternativas para se encaixar na moda e seguir as tendências reduzindo esse impacto”, afirma Jóice.

O grupo da aluna Isabelle Ribeiro Leite também apostou em um tema de grande impacto social: “A inclusão de PCD’s na Área Logística”. O trabalho foi submetido à comissão do Congresso associado ao ODS 10 - Redução das Desigualdades.

“Espero que o nosso TCC ajude as pessoas com deficiência no futuro. Muitas empresas contratam hoje só para cumprirem cotas. Então, nossa ideia é conscientizar as empresas para que essas pessoas tenham cada vez mais espaço”, explica Isabelle.

A queda de estoque dos hemocentros e a operação abaixo da capacidade foi o que sensibilizou o grupo da aluna Ana Carolina Pires da Silva para o TCC “Logística Aplicada na Doação de Sangue”, alinhada com o ODS 3 - Saúde e Bem-estar.

“Fizemos uma pesquisa e encontramos até profissionais da saúde que nunca doaram sangue com a justificativa de que não têm oportunidade de doar. Essa foi a maioria das respostas entre os entrevistados. Além da educação e conscientização, a nossa proposta é sugerir novos locais e horários para que um número maior de pessoas possam doar”, conta Ana Carolina.

Carolina Aparecida Teodoro, que vai apresentar o projeto “Sistema de Transporte no Brasil e a Logística Internacional”, conta que o grupo dela não esperava que o trabalho fosse aprovado no congresso e que está otimista com a oportunidade.

“A gente ficou muito feliz. Estamos muito entusiasmados. Tem um integrante do nosso grupo que já participou do Cicted quando ainda estava no Ensino Fundamental e disse que é muito legal, uma oportunidade incrível”, afirma Carolina.